109. Bênçãos ou Maldições

Joel 2.12-14

Introdução

  1. Depois de anunciar o juízo naqueles dias e a vinda do Dia do Senhor em dias futuros, o profeta Joel começa a falar sobre a possibilidade de terem o quadro revertido e começarem a receber bênçãos em lugar das maldições por causa dos pecados cometidos.
  2. Essa mesma possibilidade continua em nosso tempo, principalmente porque Deus quer nos abençoar através de Jesus Cristo, que morreu na cruz nos dando perdão.

Desenvolvimento

  1. Que bênçãos seriam essas para aqueles dias e que ainda podem ser experimentadas em nosso tempo? A partir do verso 18 a 27 elas são enumeradas.

1.1. Vida de paz: os inimigos seriam afastados para longe (23).

1.2. Feliz fartura: teriam a mesa cheia de grãos, verduras, legumes, grãos (22, 23 a 26).

1.3. Presença de Deus: O Espírito seria derramado em plenitude (27-29)

  1. Qualquer pessoa, no passado ou no presente, ao ouvir sobre essas promessas, naturalmente quer saber o que tem que fazer? Qual é a sua parte? Foi respondendo a essa pergunta que Joel começa a dizer quais eram as exigências para eles e que continuam em nossos dias.

2.1. Conversão – é o ato de virar as costas para os ídolos, para o mundo e para o Diabo, caminhando na direção de Deus (12)

2.2. Atitudes interiores – ainda que a conversão seja visível externamente, ela precisa acontecer do lado de dentro (13)

2.3. Suplica fervorosa – são orações em que as pessoas se dirigem a Deus pedindo sua misericórdia (17).

Conclusão

   O grande argumento usado por Joel foi a graça, o amor, a compaixão a misericórdia de Deus. Considerando esses traços do seu caráter, todos precisam se arrepender e pedir perdão para serem abençoadas. Em nossos dias, as bênçãos de Deus começam a cair sobre nós através da fé em Jesus Cristo, quando nele passamos a crer, mediante o arrependimento de nossos pecados e nos submetendo ao batismo nas águas. Quer fazer isto agora?