Aniversário - 7

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS

Provérbios 31.10

UMA JÓIA PRECIOSA

Introdução

  1. Ao reunir pessoas nesta oportunidade para celebrar seus 15 anos de vida, realizando assim um culto de ação de graças a Deus, você demonstra com sua atitude espiritual o quanto sua vida é valiosa como a de joias preciosas.
  2. Por isso, pensando em você, lembrei-me de pedras preciosas como água marinha, ametista, diamante, esmeralda, jaspe, jade, pérola, topázio, brilhante... Todavia, ao buscar um texto bíblico que mostrasse essa sua preciosidade, a Bíblia me levou ao livro de Provérbios e comparou você com o rubi.

Desenvolvimento

  1. Isto significa, em outras palavras, que por mais valiosas que sejam as outras pedras, Deus olha para você e a vê com as qualidades do rubi.

1.1. Uma delas é a sua coloração avermelhada. Essa cor lembra, portanto, o rubor que as moças expressam quando são expostas a situações constrangedoras, em virtude de seu caráter. Quando as moças não ficam mais com a face ruborizada em nossos dias é porque, diferentemente de você, já se acostumaram com os pecados e se tornaram levianas. Não é um rubor decorrente de enfermidade facial, mas de recato, decoro, decência, dignidade.

1.2. Outro aspecto dessa pedra é sua constituição expressa em pequenos cristais de brilho vítreo. Esse característico lembra as palavras do apóstolo Paulo quando ensinou que você existe neste mundo para brilhar com seu testemunho cristão. Ele disse: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo” (Filipenses 2.15). Eclesiastes ensina que a “sabedoria da pessoa faz brilhar o seu rosto” (Eclesiastes 8.1). Seu brilho resplandecente fará a diferença em sua vida.

1.3. Finalmente, o rubi tem uma dureza 9 na escala que quantifica a resistência dos minerais. Essa resistência só é maior no diamante. Uma das virtudes de pessoas que confiam e esperam em Deus no meio de momentos difíceis e amargos é a sua resistência. Elas não desistem. Em termos de resiliência espiritual é sua capacidade de lançar mão do poder de Deus para se recuperar e prosseguir. O autor da carta aos Hebreus afirmou que nós não somos daqueles que desistem diante dos problemas (Hebreus 10.39)

  1. Alguém disse que em termos simbólicos, essa pedra se tornou importante para algumas pessoas porque traria felicidade e o mais puro amor, além da fidelidade. Ela ajudaria a controlar a tristeza e a melancolia, aumentando o entusiasmo e a coragem. Mesmo que sejam ideias simbólicas para quem as usa assim acreditando, penso que todas esses benefícios já são característicos de sua vida como crente em Jesus Cristo.

Conclusão

O texto bíblico ao salientar a preciosidade deste tipo de vida numa pessoa para ser comparada a um rubi, inicia com uma pergunta: “Mulher virtuosa, quem achará?” Isto significa que não é fácil encontrar pessoas como você. Por isso, orando a Deus,  peço que você seja sempre como um rubi ao longo de sua vida, seja sempre uma pessoa virtuosa.