52. Bênçãos Materiais Também

Marcos 10.29,30 / Lucas 18.29,30

Introdução

        Inegavelmente Jesus prometeu bênçãos espirituais e celestiais a todos aqueles que nele passam a crer e que se tornam seus discípulos.

  1. As bênçãos celestiais e espirituais foram lembradas por Paulo na carta aos Efésios 1.3.
  2. São celestiais porque tem origem nos céus, de onde vêm toda a boa dádiva e todo dom perfeito - do Pai das luzes.
  3. São espirituais porque nos são concedidas pelo Espírito de Deus que passa a habitar em nosso espírito, a parte interior da natureza humana: alivio e descanso, paz e alegria, perdão e transformação, conforto e consolação, fé e esperança, ressurreição e vida eterna. Foram relacionadas em Gálatas 5.22.

Desenvolvimento

  1. Ocorre, todavia, que Jesus também incluiu em suas promessas as bênçãos materiais. Em outras palavras: por mais que fosse espiritual e celestial, Jesus também se interessou em nos abençoar neste mundo em que vivemos.
  • Essa sua sensibilidade para com nossas necessidades materiais pode ser constada em dois momentos:
  • quando ele multiplica os pães para as multidões que foram com ele aprender, como Mestre. Depois de ter satisfeito as necessidades espirituais, Jesus poderia tê-los deixado ir famintos, ensinando até mesmo que já estariam alimentados espiritualmente. Mas não foi assim que ele agiu. Ele supriu a fome física daquelas pessoas.
  • quando acentua a prioridade do reino e Deus, isto é, dos valores celestiais e materiais, Jesus não descarta as necessidades materiais. Ele diz que devemos “buscar o reino e Deus em primeiro lugar, mas acrescenta que Deus nos atenderá quanto à vestimenta, alimentação e moradia (Mateus 6.25-33).
  • Essa vida material atendida foi experimentada pelos primeiros crentes, quando a Bíblia registra a situação em que se encontravam na experiência da primeira comunidade cristã: Atos 2.44,45; 4.34,35.
  1. É preciso, todavia, que ao pretender essas bênçãos materiais que incluem em nossos dias a compra no supermercado, as roupas e calçados para sair, os remédios para a saúde física, o carro para trabalhar ou viajar, a casa para morar, as viagens para conhecer outros lugares, você perceba implicações inevitáveis.
    • Pedro diz: “deixamos tudo e te seguimos”. Jesus acrescenta: “tenha deixado”. Isto significa apego a Jesus de tamanho grau que a pessoa é capaz e abrir mão e tudo o que até então tenha sido para ela importante.
    • O contexto fala do moço rico, que não foi capaz de se desprender de suas posses: Marcos 10.21,22.
    • Paulo apóstolo, diferentemente disse que passou a considerar tudo como esterco no objetivo de conhecer a Cristo (Filipenses 3.8,9). Esta relação com Jesus é mais do que crer nele. É a ele se entregar de corpo e alma, tornando-se verdadeiros discípulos.

Conclusão

        Ao terminar, talvez você me pergunte: “Pastor, o senhor está pregando teologia da prosperidade?” Eu esclareço para quem não sabe: a crítica que nós fazemos à teologia da prosperidade está em ensinar que todos os que são fiéis a Deus vão desfrutar principalmente de excelente situação financeira. O mais importante não são as bênçãos celestiais e espirituais, mas sim as bênçãos materiais. Jesus, por outro lado, diz que os que priorizam as bênçãos celestiais e espirituais receberão como recompensa as bênçãos materiais. Isto não é Teologia da Prosperidade, mas Teologia do Novo Testamento.