59. O Derramar da Ira Divina

João 3.36; Rom 5.9; Efésios 5.6; I Tess 1.10; 5.9; Apoc 6.17; 15.1; 16.1.

Introdução

  1. Embora os profetas do Velho testamento tenham também feito referência à ira de Deus, na verdade as profecias deles se referiam à ira de Deus quando foram julgados e punidos através das nações que destruíram o povo de Israel ao longo dos tempos: Assíria, Babilônia, Roma.
  2. Para realmente enxergarmos o derramamento da ira de Deus no fim dos tempos, o melhor é ler os textos dos apóstolos. Elas falam claramente da ira divina escatológica.

Desenvolvimento

  1. Alguns estudiosos da Bíblia confundem o derramamento da "ira de Deus” com a “grande tribulação”.

1.1. Leiamos alguns textos que falam dessa tribulação: Mateus 24.21; II Cor 1.3,4; Apoc 2.10;3.10; 7.14.

1.2. Os textos originais usam palavras diferentes, exatamente para assinalar a diferença entre os dois acontecimentos: thymos significa “um irrompi mento violento da ira” e orgé significa “um estado deliberado de ira”. Para falar de tribulação, usa-se a palavra thilipsis”.

1.3. O fato que as distingue claramente: a ira é destinada aos não crentes e dela os crentes serão livres e a tribulação faz parte da vida do crente, inclusive da grande tribulação que virá.

  1. O arrebatamento da igreja não será para escapar da grande tribulação, mas para escapar da ira divina.
  2. Quando fala da tribulação a uma das sete igrejas, Jesus diz que “guardará” (Apocalipse 3.10). A palavra é “têrêo”, que significa proteger de um perigo. Quando estamos passando por tribulações, Deus nos conforta (I Cor 3.3.), isto é, dá forças, paz, alivio, descanso. É o que tem acontecido com crentes que são perseguidos, presos e maltratados.
  3. O estudo do arrebatamento da igreja está estritamente relacionado ao derramamento da ira de Deus. Quando essa ira cair sobre a terra e sobre todos quantos rejeitaram Jesus, deixando-se levar pela idolatria, pela feitiçaria, pela incredulidade, pela iniquidade, nós já teremos sido levados para o céu, a encontrar Jesus nos ares.

Conclusão

  1. Então, quando estiver em tribulações neste tempo presente ou no futuro, não fique duvidando de Deus e nem perguntando onde Deus está. Passar por tribulações faz parte da vida cristã. É preço que se paga por crer em Jesus, mas Jesus guarda.
  2. Agradeça a Jesus por ter nele crido e a Ele aceitado, porque é esta sua decisão que ser crente e continuar crente que livra você da ira de Deus e vai livrar do derramamento de sua ira.