19. Jovens Devotados

Jeremias 2.1-3

JOVENS DEVOTADOS

Introdução

  1. Há vários fatos importantes que marcam a vida das pessoas durante a sua juventude. Na sua mocidade, as pessoas definem sua vida sentimental, escolhendo com quem vai casar; escolhem uma atividade profissional à luz ou não de sua vocação, dando à existência uma utilidade; abraçam uma causa política ou ideológica, que expresse seus sentimentos patrióticos e suas lutas sociais; frequentam os bancos das universidades para adquirir formação acadêmica, competências e habilidades para a vida.
  2. Todavia, por mais que sejam importantes essas iniciativas, quantos estão também se interessando por Deus e expressando sentimentos devocionais para com o Pai Celestial? No tempo do profeta Jeremias, Deus revela que conhecia os jovens que a Ele se devotavam, sendo fiéis e piedosos.

Desenvolvimento

  1. Assim como no passado, na época de Jeremias, em nosso tempo também é interessante saber se existem jovens cujo coração se inclina para Deus.

1.1. Afinal de contas, o que muitas vezes aparece diante de nossos olhos são jovens que expressam incredulidade, escolhem o mundo e seus prazeres, desprezam a igreja e os cultos, tornam-se seguidores de líderes humanos tais como artistas, atletas, políticos, intelectuais, religiosos.

1.2. Se na infância se faziam presentes nas igrejas, depois que passaram pela adolescência e chegaram à juventude, muitos começam a ver a igreja com outros olhos. Num estudo realizado, vários jovens declararam que não mais se sentiam confortáveis na igreja, que a fé não estava sendo relevante, perceberam conflitos entre religião e ciência, estavam desajustados sexualmente, discordavam do radicalismo cristão, permaneciam com dúvidas não resolvidas (https://www.cristaosnaciencia.org.br/seis-razoes-por-que-jovens-cristaos-abandonam-a-igreja/).

  1. O problema é que a maioria desses jovens que assim pensa e age também está exposta às adversidades da existência, ao deserto da vida, ao vazio do ser, aos desafios que surgem, aos sofrimentos que surpreendem. Nessas horas, por mais que tenham se sentido autossuficientes, capazes e imbatíveis, também mostram fragilidade que os levam a se sentir sozinhos, infelizes e necessitados. Acabam batendo às portas das drogas para sentir alívio ou ao suicídio para dar fim aos sofrimentos.
  2. Como observador dos comportamentos e de seus efeitos na vida das pessoas, o autor do livro Eclesiastes faz um apelo veemente aos que estão vivendo os dias da mocidade. Ele diz: “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles" (Eclesiastes 12.1).
  3. Através do profeta Jeremias, Deus revela que não se esquece daqueles que O procuram e com Ele tem relacionamento na época da juventude. Isto significa, em outras palavras aplicadas aos dias de hoje, que Deus vai se lembrar de sua atitude de nele crer e a Ele entregar sua vida tanto para derramar bênçãos sobre sua vida quanto para ajudar você nos dias da adversidade e abrir as portas da eternidade no dia de sua morte, dando-lhe salvação neste tempo presente e para sempre.
  4. Sua decisão de se tornar crente em Jesus Cristo, mediante o arrependimento de seus pecados, o fará participante de uma multidão de outros jovens que no mundo inteiro está tendo uma maravilhosa experiência espiritual.

5.1. Seja se expressando com sua presença nos templos, seja participando de eventos musicais, seja atuando através das mídias sociais, seja prestando um serviço cristão,  você também testemunhará alegremente o que Jesus tem feito em sua vida, dando-lhe sentido e significado, suprindo suas necessidades, preenchendo seu vazio interior, realizando seus sonhos, abençoando suas decisões.

5.2. Olhando para o lado você não verá apenas jovens que não tem interesse por Deus. Prestando atenção, verá também que as pesquisas mostram crescimento de jovens entre os crentes em Jesus Cristo. Esse fenômeno social cada vez mais estudado por antropólogos e sociólogos confirma que o percentual da população cristã vai envolvendo cada vez mais jovens (https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/por-que-a-juventude-brasileira-esta-se-tornando-cada-vez-mais-evangelica/).

Conclusão

Não deixe sua juventude passar sem ter uma verdadeira e profunda experiência com Deus através de Jesus Cristo. Pra começar uma nova vida, você pode dar dois passos básicos: reconhecer que precisa de Deus e acreditar em Jesus Cristo como seu salvador pessoal. Quer fazer isso agora?