159. Chega de Desculpas

Lucas 14.15-24

CHEGA DE DESCULPAS

Introdução

  1. Dar desculpas é um artifício que muitas pessoas continuam usando para não assumir compromisso em várias áreas da vida. Usando desculpas, costumam não atender convites, não comparecer a reuniões, não pagar dívidas, não mudar atitudes.
  2. O problema se torne mais grave quando pessoas dão desculpas para não se tornar crente em Jesus Cristo, à semelhança do que aconteceu nessa história, quando as desculpas se mostraram fajutas, levianas, absurdas, inacreditáveis.

Desenvolvimento

  1. Na história narrada por Jesus, as pessoas convidadas a participar de um evento apresentaram desculpas facilmente desmascaradas: ninguém compra uma propriedade sem primeiro verificar o que está comprando, ninguém adquire uma junta de bois sem saber o estado em que os animais se encontram e se alguém não pode ir no dia do casamento, pode ir depois que casa.
  2. Na história contada por Jesus, a mais grave consequência das desculpas foi a manifestação da ira de Deus ao não dar mais oportunidade aos ilustres convidados para irem ao evento. Pior ainda: os ilustres convidados foram substituídos por pessoas que aos olhos deles não seriam dignas do convite.
  3. Ao pensar e refletir sobre essa história contada por Jesus, fiquei pensando também em outras desculpas que pessoas apresentam hoje para não se tornar crentes. Por exemplo: “eu sou uma boa pessoa e não preciso ser crente”, “eu sou muito pecador e não mereço”, “não consigo deixar meus vícios”, “tenho medo de desistir depois”, “sinto vergonha de ser crente”, “não quero aborrecer minha família”, “conheço alguns crentes de vida errada”, “mais tarde vou tomar essa decisão”, “não recebi a atenção que esperava na igreja”, “não concordo que Deus vai condenar pessoas”, “já tenho minha religião”, “todas religiões levam a Deus”, “eu preso aos prazeres do mundo”.
  4. Destacando algumas dessas desculpas, vou ler o que Bíblia diz a respeito delas: Provérbios 14.12; Mateus 9.11-13; Marcos 8.38; Lucas 16.15; Romanos 14.12; Hebreus 3.15; I Timóteo 1.15; I João 2.15-17.

Conclusão

Na história contada por Jesus, a casa do homem que fizera o convite se encheu de pessoas marginalizadas pela sociedade e que normalmente jamais teriam aquele privilégio. Todavia, foram elas que aceitaram o convite, mesmo que não merecessem aos olhos humanos.

Em nossos dias, em termos espirituais, Jesus está lhe fazendo um convite para ser crente e lhe diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei”. Jesus lhe diz: “Quem crê em mim tem a vida eterna”. Aproveita esta oportunidade e em vez de dar desculpas, torne-se agora crente em Jesus Cristo.