27. Continuar Evangelizando

Atos 18.9-11

Introdução

    A Igreja Batista em Afonso Cláudio, ES, surgiu porque um crente que exercia a profissão de agrimensor chegou aqui na então Vila de Afonso Cláudio em 1901 e também resolveu evangelizar as pessoas que aqui residiam. Como resultado, várias famílias se converteram, entre as quais Manoel Balbino Lanes, Antonio Casais, Demétrio Amorim e seus parentes. Esses novos convertidos foram evangelizando outros e inacreditavelmente, em dois anos, duas igrejas foram organizadas

  1. Ao longo dos tempos cada crente continuava evangelizando parentes amigos, vizinhos, de modo que surgiu mais uma igreja. esta igreja continuou evangelizando e pessoas foram se convertendo e formando congregações em Piracema, Rio do Peixe, Firme, Vargedo, Fazenda Guandu, Empoçado, Pouso Alto, Vila Pontões, Ibicaba e outras localidades. Em 1947, em livro de Atas, foi registrado o seguinte número de pessoas presentes nos cultos:

» Ibicaba: 193

» São Luiz: 61

» Piracema: 93

» Pontões: 66

» Vargedo: 68.

  1. Nos tornamos a maior igreja da região das montanhas, desde Vargem Alta até Muniz Freire, desde Domingos Martins até Ibatiba, porque os crentes do passando distante e do passando recente sabiam da importância de evangelizar. Aliás, a partir da própria experiência de conversão, eles perceberam a importância de evangelizar outros. Esses outros somente se converteriam se também fossem evangelizados. Foi exatamente por isso que Jesus Cristo disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.” (Marcos 16.16).

Desenvolvimento

  1. Se mais uma vez vocês abrirem o livro de Atos ao perceber que foi exatamente através da atitude evangelizar que os crentes das primeiras igrejas experimentaram crescimento. Vamos ler juntos alguns textos: Atos
  2. Eu sei da existência de várias maneiras para levar uma igreja a crescer. No objetivo de também experimentar esse crescimento visto nos primeiros tempos, algumas igrejas da atualidade não se importam como método que usam. Seja manipulando emoções, seja explorando as carências, seja prometendo riquezas, seja se aproveitando das doenças, seja dividindo os grupos, seja oferecendo objetos miraculosos, seja mudando Jesus, para eles o que importa é crescer a qualquer custo.
  3. Estejam convictos: a única maneira de experimentar crescimento semelhante a este referido no livro de atos e crescimento saudável, verdadeiro e eficiente é evangelizar de acordo com o que a bíblia ensina.

3.1. Na Bíblia, evangelização é apresentar Jesus Cristo, sua vida, suas obras, sua morte e    ressurreição, sua volta e seu juízo final, chamando as pessoas a se arrependerem dos seus pecados e a crerem em Jesus, tudo na unção do Espírito Santo.

3.2. Você pode fazer isso de várias maneiras: distribuição de folhetos, testemunho pessoal, mutirão de casa em casa, programa radiofônico e televisivo, eventos (louvores nos bairros, almoços e jantares, cultos nas casas – grupos de comunhão).

  1. Se pessoas se converteram no passado distante e próximo, se sabemos o é evangelização e se sabemos vários modos de faze-lo, porque não estamos realmente evangelizando em nossos dias? Tenho certeza que o principal motivo é o desinteresse de algumas pessoas e a rejeição de outras pessoas a quem convidamos, testemunhamos, entregamos folhetos. Essas pessoas nos fazem sentir exatamente como Paulo apóstolo quando estava evangelizando em Corinto. Registra o texto seu desânimo, sua atitude de não mais testemunhar, sua decisão de não mais convidar. Claramente o texto informa que por conta do apóstolo ele não mais evangelizaria aquelas pessoas.
  2. Assim como Jesus apareceu a Paulo dizendo que além das pessoas que mostravam desinteresse e rejeição, havia as pessoas que ao ouvirem a mensagem iriam se converter. Jesus então lhe diz claramente: “Eu tenho muito povo nesta cidade”. Essa mesma palavra Jesus quer nos dizer hoje. Jesus quer nos afirmar que existem pessoas que por serem do seu povo ao serem evangelizadas elas vão se converter, serão batizadas e se tornarão membros de nossa igreja.
  3. Em virtude de não sabermos quem são as pessoas que pertencem ao povo de Jesus, temos que evangelizar todos, mesmo que várias pessoas demonstrem desinteresse ou rejeição. Falando a todos, convidando a todos, testemunhamos a todos, evangelizando a todos nós conseguiremos alcançar o que fazem parte do povo de Jesus. Aliás. esta é a única maneira de alcançarmos essas pessoas. Essas pessoas que são povo de Jesus arrepender-se-ão dos seus pecados e crerão em Jesus.

 Conclusão

     Aproveitem todas as oportunidades para evangelizar. Como escreveu o apóstolo Paulo: “a tempo e a fora de tempo”. Convidem pessoas que encontrarem em seus relacionamentos para estarem aqui na igreja. Além dos que não estão interessados e dos que rejeitam, vocês conseguirão alcançar os que fazem parte do povo de Jesus.