120. Conhecer e Acreditar

João 6.68, 69

 

  1. Numa cidade, um incrédulo desafiava qualquer crente a discutir com ele sobre o Jesus Cristo, afirmando que Jesus não era digno de confiança. Certo dia, enquanto falava a uma platéia, um homem humilde e simples, cansando de tanta arrogância, aceitou o desafio de provar que Jesus era digno de toda fé. Neste momento o ateu lhe franqueou a palavra dizendo: “Responda meus argumentos!” O humilde homem apanhou uma laranja, descascou com calma e chupou a laranja enquanto olhava para o incrédulo, que irritado lhe dizia: “O senhor vai falar ou vai ficar chupando laranja?” Assim que terminou de chupar a laranja, o crente disse: “Estou pronto para falar”. O sábio, com um sorriso irônico foi dizendo: “Até que enfim! Vamos lá! Fale, fale... Que tem a dizer em resposta aos meus argumentos contra Jesus?” Então, perguntou-lhe o homem crente: “A laranja que chupei estava doce ou azeda?” O silêncio foi total, quebrado em seguida por imensa gargalhada. Todos riam! Mas quem mais ria era o incrédulo que dizia: “Ora, ora, foi o senhor que chupou a laranja... O senhor é que deve saber se ela estava doce ou azeda!” O crente então argumentou: “Um momento, vamos com calma. Se quem chupou a laranja fui eu e só eu sei se ela estava doce ou azeda, este fato está a favor de minha fé cristã. Antes de me tornar cristão minha vida era de uma forma. Um dia conheci Jesus Cristo e fui transformado. Um verdadeiro milagre! De modo que como o senhor vê, eu conheci Jesus e passei a ACREDITAR que Jesus é digno de toda a minha fé. Se o senhor nunca CONHECEU Jesus como pode saber o gosto que ele tem?”
  2. Quando Pedro apóstolo afirmou sua fé em Jesus, declarando que Jesus era digno de toda confiança, ele o fez depois de viver duas extraordinárias experiências: conhecer Jesus e acreditar em Jesus ou acreditar em Jesus e a Jesus conhecer. Ele disse: “Nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Desenvolvimento

  1. Para ajudar você a conhecer Jesus, pensemos nos seguintes paradoxos: Ele nunca teve escravos, mas é chamado de Senhor dos Senhores. Não receitava remédios e nem fazia cirurgias, mas é procurado como Médico os Médicos. Não cursou faculdade e em fez mestrado, mas reconhecido como Mestre dos mestres. Nunca teve exércitos militares, mas é respeitado como General. Não foi a favor das guerras e guerrilhas, mesmo assim tem conquistado o mundo. Foi morto numa cruz e colocado numa sepultura selada com um grandes pedras, porém venceu a morte, ressuscitou e está vivo no céu.

2.2. Para ajudar você a conhecer Jesus ainda mais, veja o que ele fez considerando as ciências, conforme escrito no Novo Testamento. Em Biologia, nasceu entre nós sendo sua mãe virgem. Em Química, conseguiu transformar água em vinho. Em Física, conseguiu andar sobre as águas sem afundar. Em Economia, alimentou 5.000 homens, mais as mulheres e crianças (talvez 20.000 pessoas) sem nenhum dinheiro e multiplicando 2 peixes e 5 pães, também dando-nos prosperidade financeira em nossos dias. Em Medicina, curou os doentes e sarou os enfermos sem remédios ou cirurgias. Em História, conseguiu ser o Primeiro e o Último sem perder sua eternidade. Em Direito é quem faz justiça às pessoas mesmo que não entrem com processo no Cartório. Em Psicologia é quem realmente proporciona alívio e descanso, paz e alegria, segurança e proteção, conforto e consolação, coragem e confiança.  Em Religião é o único que realmente leva pessoas a Deus e traz Deus para a vida das pessoas, garantindo a vida eterna.

2.3. Para finalmente ajudar você a ter um profundo conhecimento de Jesus ao ler a Bíblia, antes de estar principalmente no Novo Testamento, você o encontrará em todos os livros do Velho Testamento, pois em Gênesis, Jesus é a semente nascida da mulher; em Êxodo Ele é o Cordeiro da Páscoa, em Levítico, Ele é o sumo sacerdote completo; em Números, Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite; em Deuteronômio, é o profeta perfeito; em Josué, Ele é o tecido vermelho na janela de Raabe; em Juízes, Ele é o nosso juiz confiável; em Rute, Ele é  parente redentor; em 1 e 2 Samuel, Ele é  juiz confiável; nos livros de Reis e Crônicas, Ele é soberano inigualável;  em Esdras, Ele é o nosso escriba fiel; em Neemias, Ele é o reconstrutor de tudo que está destruído; em Ester, Ele é o Mordecai assentado fielmente no portão;  em , Ele é o nosso redentor que vive para sempre; em Salmos, Ele é o meu pastor e nada me faltará; m Provérbios e Eclesiastes, Ele é a sabedoria; em Cantares, Ele é o belo noivo; em Isaías, Ele é o servo sofredor; em Jeremias e Lamentações, Jesus é o profeta que chora; em Ezequiel, Ele é o maravilhoso homem de quatro faces; em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha; em Oséias, Ele é o amor que nunca termina; em Joel, Ele nos batiza com o Espírito Santo; em Amós, Ele leva nossos fardos; em Obadias, nosso Salvador; em Jonas, Ele é o grande missionário que leva ao mundo a palavra de Deus; em Miquéias, Ele é o mensageiro dos pés formosos; em Naum, Ele é o vingador; em Habacuque, Ele é a sentinela orando pelo reavivamento; em Sofonias, Ele é o Senhor poderoso para salvar; em Ageu, Ele é o restaurador de nossa esperança perdida; em Zacarias, é a nossa fonte; em Malaquias, Ele é o Sol da justiça.

Conclusão

      Por mais que você tenha e acumule conhecimentos sobre Jesus, seja conhecimento bíblico, seja conhecimento histórico, seja conhecimento espiritual, é preciso também nele ACREDITAR, CONFIAR, DEPOSITAR FÉ. Pedro e os apóstolos disseram: “Nós temos crido...” A Bíblia registra: “Muitos creram nele”. Quase todos os membros desta igreja creem em Jesus. Agora falta você!

Faça você também uma experiência com Jesus. Comece a crer em Jesus hoje. Entregue sua vida a Jesus agora. Receba Jesus em seu coração neste instante.