48. Famílias Que Servem ao Senhor

Josué 24.15 / Atos 16.32-34

Introdução

  1. Os estudiosos da sociedade brasileira e mundial tem constatado nos últimos tempos o surgimento de vários tipos de família. Além da tradicional família nuclear (constituída de pai, mãe e filhos), hoje fala-se em família maternal (constituída pela avó, mãe e filhos), família paternal (constituída pelo pai e seus filhos), família mista (constituída de pais separados e filhos de dois ou mais casamentos), família liberal (constituída por casais do mesmo sexo) ...
  2. Sem entrar em discussão sobre o mérito dessa variedade de famílias, quero chamar sua atenção para um tipo de família mencionada na Bíblia e que não aparece nos estudos sociais. É família que serve ao Senhor, representadas na família de Josué e do carcereiro de Filipos.

 

Desenvolvimento

  1. Assim como as famílias estudadas pelos sociólogos tem as características que justificam o nome que recebem, você estaria me perguntando sobre os característicos da família que serve ao Senhor.

1.1. É uma família que, à semelhança da família de Josué, ainda que respeite a decisão de outras famílias em não ser crente, assumem um compromisso público com Deus sem nenhum constrangimento. São família que dizem como Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. São famílias que a partir de um determinado momento, em nossos dias, são como a família do carcereiro de Filipos. Ao ouvirem a pregação do evangelho, aceitam Jesus Cristo no coração como Senhor, Salvador e Mestre, pedindo o batismo e se tornando membros de uma igreja cristã.

1.2. São famílias que uma vez se identificando como crente, tem o interesse de preservar os valores e princípios da tradição judaico-cristã. Assim como nos dias de Josué a sociedade então existente não zelava pela moralidade e nos dias da sociedade greco-romana as pessoas eram liberais nos costumes, em nossos dias o mundo que nos cerca está cada vez mais permissivo. Naqueles dias, a família e Josué e do carcereiro do Filipos insistiram em nadar contra a maré, fazendo a diferença e declarando que seriam guardiãs dos mandamentos de Deus e dos ensinos de Jesus Cristo.

 

Conclusão

  1. Essas famílias que servem ao Senhor, à semelhança da família de Josué e do Carcereiro de Filipos, são as que estão vivendo um momento espiritual exatamente pelos característicos antes apresentados. São famílias que seus membros um dia começaram a se ser crentes em Jesus e continuam até hoje se convertendo e sendo batizados. São famílias que insistem em testemunhar ao mundo que precisamos preservar os valores e princípios cristãos expostos na Bíblia.