88. Vencer o Mundo

João 16.33

Introdução

A palavra “mundo” no Novo Testamento, além de significar pessoas e a Terra com suas belezas naturais, também significa a sociedade na qual estamos inseridos, com suas organizações, sistemas, ideologias, governos, costumes e tradições.

Assim como Jesus “venceu o mundo”, o que está implícito em sua afirmação é o convite para também tenhamos essa vitória.

Desenvolvimento

  1. Esclarecendo ainda o desafio, João apóstolo ensinou que o “mundo está no Maligno”, isto é, dominado por Satanás (I João 5.19), razão porque ele mesmo disse a Jesus: “Eis tudo isto te darei se prostrado me adorares” (Mateus 4.8,9). Por esta razão, João apóstolo também ensinou que não “devemos amar o mundo, nem o que no mundo há... porque tudo o que há no mundo não é do Pai” (I João 2.15-17). Com esta compreensão, em sua oração sacerdotal, Jesus disse que “nós não somos do mundo, como do mundo Ele também não era” (João 17.16)
  2. Então, em vez de amar ou se conformar ao mundo, o que devemos fazer é VENCER o mundo, seguindo o exemplo de Jesus. Neste sentido, nosso terceiro adversário é o mundo no qual vivemos.
  3. Além do Diabo que nos ataca e da carne contra a qual lutamos, em termos de Batalha Espiritual também o mundo é nosso adversário. Usando o mundo, o maligno tenta nos seduzir e envolver com suas atrações, propostas e artifícios. Quando um crente se deixa vencer pelo mundo é derrotado em sua fé cristã.

Conclusão

Mais do que vencer qualquer competição esportiva em seus times amadores quando jogam nos finais de semana ou através dos times de futubol nos campeonatos quando torcem por seus clubes, vocês precisam vencer o mundo, isto é, as atrações que mundo oferece em suas múltiplas opções que nos seduzem para o pecado.