113. Deus Faz o Impossível

Mateus 19.26

DEUS FAZ O IMPOSSÍVEL

Introdução

  1. Houve um período em minha vida pastoral quando sentimos que era oportuno realizar uma experiência que chamamos de “Culto do Impossível”. Para não se chocar com qualquer outra atividade da igreja, escolhemos como dia a sexta-feira e como horário a parte da tarde. Convidamos para se fazerem presentes as pessoas que viviam problemas impossíveis de serem resolvidos. O resultado foi que muitas pessoas testemunharam que Deus estava fazendo o impossível na vida delas. Como era um evento experimental, ele durou por um certo tempo e depois foi encerrado.
  2. Aquele tipo de culto deixou de ser realizado naquele formato, mas continuamos a afirmar em outras ocasiões e em vários lugares a mesma verdade ensinada por Jesus e que foi acentuada naqueles cultos de sexta-feira, às 15,00h: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível”. É o que torno a proclamar hoje para todos vocês que me ouvem nesta hora e neste dia.

Desenvolvimento

  1. Declarar que Deus faz o impossível não deveria ser nenhuma novidade, pois foi o que o anjo Gabriel disse a Maria (Lucas 1.34-38). Foi a pergunta que um anjo fez a Abraão (Gênesis 18.14). Foi o afirmou o profeta Jeremias em uma de suas pregações (Jeremias 32.17) e que foi confirmado por Deus (Jeremias 32.27). Foi o que garantiu Jesus diante dos apóstolos, principalmente em relação à possibilidade de pessoas serem salvas. Por isso, convido vocês a dizerem comigo: “Deus faz o impossível”.
  2. Perguntando sobre como Deus pode realizar esse impossível em sua vida nos dias atuais e observando o agir de Jesus Cristo quando Deus fez o impossível na vida de várias pessoas, conforme o testemunho escrito dos evangelhos, você vai perceber que o elemento indispensável para Deus agir nos dias de hoje é a atitude de ter fé. Se não existirem pessoas que acreditem, essas declarações irão ficar limitadas às páginas da Bíblia e não poderão ser objeto de testemunho em nossos dias. Nós também precisamos entender que Deus faz o impossível na vida de pessoas que crerem.

2.1. Na ilustração da montanha que seria lançada ao mar, Jesus acentuou essa verdade de modo que não houvesse dúvidas em nosso coração: “Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis” (Marcos 11.22-24)

2.2. Na experiência da mulher curada da hemorragia a quem Jesus disse que fora curada pela fé, ela dizia consigo mesma antes de se aproximar dele: “Se tão somente tocar em suas vestes, sararei” (Marcos 5.25-29).

2.3. Ao pai cujo filho estava endemoniado e fora libertado, Jesus declarou: “Tudo é possível ao que crê”. O homem reagiu, pedindo: “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9.17-24).

Conclusão

Podemos ser crentes em Jesus Cristo apenas para ter uma identidade religiosa a ser declarada perante o Censo do IBGE. Também podemos ser crentes em Jesus Cristo apenas para nos diferenciar dos idólatras, feiticeiros e outros religiosos. Todavia, se queremos ver Deus fazendo o impossível também em nossa vida, precisamos declarar essa verdade e exercer uma grande fé em nosso coração para que um milagre aconteça. Precisamos declarar e acreditar que Deus faz o impossível.