35. Uma Jovem Iludida

II Samuel 13.15-19

UMA JOVEM ILUDIDA

Introdução

  1. No noticiário popular não faltam histórias de pessoas que foram iludidas com promessas de se tornarem modelos nas passarelas, de se tornarem famosos jogadores de futebol, de ganharem altos rendimentos em investimentos, de conseguirem um excelente emprego através de diplomas falsos, de se tornarem milionários através da Loteria, de experimentarem a felicidade através das drogas, de que serão amadas para sempre mesmo por um mau caráter.
  2. Essas pessoas são iludidas porque acreditam em alguém que na verdade só quer se aproveitar delas para um determinado propósito. Em outras palavras, acreditam em alguém que só pensa em enganar, burlar, frustrar, defraudar, usar de desculpas para não cumprir algo que prometeu, não se importando com as consequências que pode gerar.
  3. Foi o que aconteceu com a moça chamada Tamar, iludida por Amnon que lhe fez juras de amor eterno e declarou estar tão apaixonado que perdeu até a vontade de se alimentar e estava adoecendo. Mesmo que Tamar se negasse a fazer o que ele queria, inclusive por causa de seus princípios e valores, fez uma armadilha e a violentou, sendo mais forte do que ela. Em seguida, virou-lhe as costas e mandou-a embora com sua humilhação e vergonha.

Desenvolvimento

  1. Embora a prática de iludir os outros possa ser encontrada em várias situações, quando acontece na vida sentimental os resultados podem ser ainda mais danosos, principalmente na estrutura psicológica das pessoas.

1.2. É tão grave quer já existe configuração na justiça, classificando o fato como “estelionato sentimental”. Refere-se aos casos de enganos cometidos contra pessoas que foram envolvidas romanticamente e que tem aumentado, inclusive em nossos dias, em virtude do uso indiscriminado das redes sociais e sites de relacionamento. A criminalização está prevista no artigo 171 do Código Penal, que tipifica assim: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

1.2. É tão grave que pode deixar sequelas tais como traumas, perda de confiança, depressão, frustração, perda do amor próprio, angústia, agressividade, desinteresse pela vida. Uma pessoa escreveu: “Só quem passou por uma frustração sentimental sabe quão difícil ela é” e se propôs a sugerir algumas atitudes para lidar com essa experiência, tais como: “não se sinta culpado, dê tempo ao tempo, evite buscar lembranças, cuide de si mesmo, abra espaço para o novo” (https://zenklub.com.br/blog/amor/frustracao-amorosa/).

  1. Entrevistado sobre essas experiências na atualidade, o psicólogo Rodrigo Tavares Mendonça disse: “Estamos falando de frustrações e de sofrimentos intensos desencadeados por decepções amorosas, histórias que são tão antigas quanto a própria humanidade. Porém, como bem apontou o pensador polonês Zygmunt Bauman (1925-2017), vivemos tempos líquidos. O sociólogo apontou, como um sintoma da contemporaneidade, a liquidez das relações humanas, ou seja, a facilidade com que se constroem e destroem laços entre as pessoas. Em todos os níveis, as relações humanas se tornaram excessivamente substituíveis, assim as pessoas passam pelas vidas umas das outras como uma facilidade e uma velocidade inéditas. O resultado é a produção de um medo generalizado, como se uma relação antes estável pudesse, a qualquer momento e sem uma justificativa concreta, acabar” (https://www.otempo.com.br/interessa/burnout-afetivo-mais-do-que-uma-frustracao-amorosa-1.2633670).

Em outras palavras, estamos vivendo a época do descartável, quando também pessoas são friamente deixadas de lado e relacionamentos são encerrados irresponsavelmente.

Conclusão

O história de Tamar informa que ela ficou o resto da vida sozinha em casa, fazendo da solidão sua companheira. Informa também que seu pai ficou irado com o que aconteceu, mas nada fez contra Amon. Outras histórias também não tem terminado bem, mas hoje podemos incluir Jesus Cristo em experiências como estas, para que haja cura emocional, libertação espiritual, conforto na angústia, esperança quanto ao futuro. Jesus Cristo é aquele que também pode mudar essas histórias e lhes dar um novo destino, inclusive sentimental.