139. Presentear Faz Bem

Provérbios 17.8

PRESENTEAR FAZ BEM

Introdução

  1. Sejam relacionamentos familiares, sejam relacionamentos sociais e sejam relacionamentos religiosos, eles estão sujeitos a viverem decepções, tensões e conflitos em qualquer momento, com as pessoas ficando magoadas, ressentidas e separadas.
  2. Nessas ocasiões, além de mostrar arrependimento, pedir perdão e orar, pedindo a Deus sua intervenção, uma outra atitude que a Bíblia garante produzir efeito é a de dar presentes.

2.1. Um esposo que viveu uma dessas situações, querendo restabelecer sua relação conjugal com sua esposa, em virtude de trabalhar numa livraria, pensou em comprar um livro cujo título que expressasse o valor da reconciliação, tipo “Como Superar os Conflitos”, “Guia Prático para Resolver Atritos”, “Os passos para a Harmonia Conjugal”. Como não achou nada parecido, ao conversar com seu amigo de trabalho e compartilhar o problema, ouviu um conselho diferente, sugerindo que comprasse uma caixa de bombons ou um buquê de flores. Fez o que lhe sugerido e quando chegou em casa de imediato presenteou a esposa. A partir desse gesto puderam conversar e se entender.

2.2. Uma senhora se desentendeu com sua vizinha com quem tinha um relacionamento antigo de amizade, em virtude de seus filhos terem brigado um com o outro. Em decorrência do conflito, as duas se separaram a ficaram distantes por muito tempo. Um dia, uma delas resolveu que era preciso terminar com a rixa e restabelecer o relacionamento. Fez um delicioso bolo recheado com morangos e chocolate, bateu à porta da outra e lhe estendendo o presente, compartilhou seu desejo de fazer as pazes. A partir daí as duas famílias voltaram a se relacionar amigavelmente.

Desenvolvimento

  1. Ao afirmar que “O presente é, aos olhos dos que o recebem, como pedra preciosa”, o livro de Provérbios está nos revelando que ato de receber presentes faz as pessoas modificarem seus sentimentos e repensarem suas decisões.

1.1. A mágoa e o ressentimento não são sentimentos fáceis de serem abandonados, depois que se alojam no coração humano, seja em razão de palavras duras, seja em razão de ações ofensivas. Surgem assim que alguém nos atinja e se tornam feridas abertas, difíceis de cicatrização. Pode perdurar por anos no coração de uma pessoa, tornando-a triste sempre que se recorda do ocorrido.

1.2. Em virtude desses e de outros efeitos negativos sobre a personalidade do magoado e ressentido, corroendo a alma e limitando comportamentos, os psicólogos procuram orientar essas pessoas a se libertarem desses sentimentos com atitudes como perdoar espontaneamente, evitar as lembranças do passado, elaborar os pensamentos positivamente para se libertar da experiência.

1.3. Sabedor desses efeitos e consciente de que deve fazer alguma coisa, para se redimir de uma palavra dura ou de uma atitude ofensiva, aquele que foi responsável pelo dano e pela quebra do relacionamento tem essa recomendação da Bíblia para expressar, através de um presente, seu desejo de que a pessoa magoada e ressentida perdoe o que teria acontecido e restabeleça o relacionamento em novas bases de confiança.

  1. Um outro aspecto relevante para se considerar nessa busca do perdão e da reconciliação é que o ato de presentear também modifica os sentimentos e pensamentos de quem está dando o presente. Em vez de largar pra lá, expressando indiferença e optando pelo egoísmo, ao planejar o ato de presentear, a pessoa se permite abrir o coração para o reconhecimento de que errou, abrir a alma para o arrependimento e mostrar disposição para pedir perdão, considerando a relevância do relacionamento então existente. Os punhos cerrados dão lugar a mãos abertas que desejam afagar. Os braços contraídos são relaxados e se abrem para um abraço afetivo. O rosto tenso que expressa ira se transforma em cascatas de sorrisos amigos.

Conclusão

As relações de Esaú e Jacó nunca foram muito boas durante a vida deles e se agravaram ainda mais, quando Jacó ganhou a primogenitura e teve que fugir de casa para não ser morto pelo irmão. Anos depois, quando Jacó voltava para casa, a Bíblia diz que ele orou a Deus pedindo sua ajuda para a reconciliação e antecipou sua chegada, mandando presentes para Jacó, que os recebia com surpresa. Ao se reencontraram, fizeram as pazes e se beijaram. Inegavelmente os presentes fizeram diferença nessa história que foi ainda mais abençoada por Deus (Gênesis 32.9-33.4).