80. Conversões e a Volta de Jesus

II Pedro 3.8-10

Introdução

  1. É verdade que a mensagem do fim do mundo já foi anunciada no século I, no século X, também no século X e ainda no final do século XX e nada aconteceu. Nós diríamos: tudo continua como sempre foi.

1.1. Um esclarecimento é que em todas essas outras épocas, eram os religiosos que proclamavam essa notícia e os cientistas negavam. Agora, cada vez menos religiosos estão pregando essa mensagem e mais cientistas é que a estão divulgando, como aconteceu em Paris, na semana passada, quando 600 cientistas apresentaram um relatório de 15 páginas, perante outros 2.500 cientistas de 130 países. Em resumo, afirmaram que o mundo está acabando e que medidas ambientais precisam ser tomadas a tempo.

1.2. Outro esclarecimento é que o mundo não mais será destruído pela água, com o superaquecimento das geleiras, com a elevação do nível dos mares e nem com as catástrofes climáticas que vão ocorrer, como tempestades, ciclones, enchentes, secas, furacões, maremotos. O mundo será destruído pelo fogo, como Deus revelou através do apóstolo Pedro e, para isso, já existe inclusive, nos USA e na Rússia, quantidade suficiente de bombas atômicas para destruir a terra dezenas de vezes. Aliás, essa linguagem do apóstolo Pedro é exatamente uma linguagem de energia nuclear.

  1. Você me pergunta: “Por que não aconteceu ainda?”. Mesmo que possam existir razões políticas, militares, econômicas, sociais e até de autossobrevivência, o motivo apresentado pela Bíblia diz respeito a razões espirituais, principalmente quanto à salvação eterna dos que ainda não se converteram a Jesus Cristo. Em outras palavras: O mundo terminará e Jesus voltará quando todos os que estão destinados a serem crentes se converterem.

Desenvolvimento

  1. Ao lidar com esse assunto, o apóstolo Pedro tratou exatamente com a questão da demora e o que escreveu levou em consideração exatamente essa demora: “...Onde está a promessa de sua vinda?” (3.3,4). Se no século I já havia essa indagação, muito mais depois que passaram XX séculos.

1.1. Aliás esse é um dos assuntos tratados pelos teólogos de nosso tempo. Um deles escreveu: “Admitido, pois, que a Igreja deve viver à luz desta expectação, deparamo-nos com um problema quando começamos a perguntar acerca de quando será a Parousia ou Segunda Vinda de Cristo. Este é o problema do assim chamado “atraso da Parousia (HOEKEMA, Antony. A Bíblia e o Futuro, CEP, 1989, pg. 149). A partir daí. em seu livro, esse teólogo vai apresentando as razões por que outros estudiosos pensam que Jesus se enganou, os apóstolos estavam iludidos e vários teólogos conservadores estão errando em suas interpretações bíblicas.

1.2. Observemos os seguintes fatos. Primeiro: Jesus não se enganou porque foi sincero e honesto em afirmar que “não sabia nem o dia e nem a hora” (Marcos 13.32). Segundo os apóstolos não estavam iludidos pois não ensinavam uma vinda iminente, imediata, mas ensinavam uma vinda próxima, perto (Romanos 13.11,12; I Cor 7.29; Filip 4.5; Hebreus 10.37; Tiago 5.9; I Pedro 4.7; II Pedro 3.8; I João 2.18). Terceiro, os teólogos conservadores não estão errando, pois sabem que tem um compromisso de fidelidade a Jesus, tanto quanto ao seu nome, como aos seus ensinos, e, no caso, sabem que a igreja precisa continuar esperando Jesus, para não ser surpreendida. Esse teólogo escreveu: “Embora possa haver diferenças entre nós acerca dos diversos aspectos da escatologia, todos os cristãos deveriam aguardar ansiosamente pela volta de Cristo e deveriam viver à luz desta expectação renovada a cada dia” (HOEKEMA, pg 149).

  1. Mais ainda: ao lidar com esse assunto da demora, Pedro apóstolo deu um motivo: “não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (3.9). Isto quer dizer que Deus quer salvar todos os que crerem em Jesus Cristo (I Tim 2.4). Enquanto isto não acontecer, não ocorrerá a volta de Jesus. Mais ainda: é esta a explicação dada, no Livro do Apocalipse, às pessoas que já estão no céu, esperando a plena redenção: “... e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e de seus irmãos (Apoc 6.9-11)”. Observemos algumas inferências: a) existe uma quantidade de pessoas a serem salvas; b) essas pessoas precisam ouvir o evangelho para que possam crer; c) muitas delas ainda não teriam nascido; d) você que vive neste tempo ainda não se decidiu e nem pediu seu batismo – Deus está esperando você!

Conclusão

1.Os cientistas não estão deixando mais nenhuma dúvida. O evangelho está sendo pregado em quase todo o mundo. Você já sabe o suficiente para crer em Jesus e pedir seu batismo.

2.Tomando esta decisão você recebe perdão dos pecados e a vida eterna, preparando-se também para o fim de tudo e para a volta de Jesus, além de receber alívio e descanso, paz e alegria, proteção, libertação, transformação, prosperidade,

3.Por tudo isto, quero ajudar você a tomar sua decisão agora, pois a Bíblia ensina: Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação (II Cor 6.2). Abaixe a sua cabeça e ore comigo!