10. "Foi Bom Ter Sido Afligido"

Salmo 119.67, 7l, 75

Introdução

  1. Há vários tipos de aflições. Algumas são resultados naturais de certas escolhas. O caminho escolhido, mesmo correto, pode trazer sofrimentos. Outras aflições fazem parte da vida cristã. Somos afligidos porque simplesmente resolvemos crer em Jesus Cristo. Ainda existem as aflições em virtude de acontecimentos que surpreendem tanto os pobres como os ricos, os brancos como os negros, os cultos e os analfabetos, os crentes e os não crentes.
  2. Todavia, existem aflições que Deus permite em nossa vida porque não estamos vivendo de acordo com a Sua vontade.
  3. Sejam quais forem as causas, não é fácil lidar com as aflições, principalmente quando sua origem é resultado da desobediência a Deus.

Desenvolvimento

  1. Todos os que já estudaram a vida de Davi, descobriram que em muitas ocasiões e situações ele experimentou bênçãos, vitórias e alegrias extraordinárias.
  2. Todavia, em outras ocasiões e situações ele experimentou derrotas, tristezas, culpa e infelicidade, conforme compartilhou em vários de seus salmos.
  3. O detalhe relevante é que, em algumas dessas ocasiões, sentiu-se aflito por ter pecado. Com esse “insight”, compreendeu que o caminho era ir a Deus e clamar por perdão e compaixão, para experimentar alivio e paz.

3.1. Num desses momentos de aflição, ele diz: “Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou aflito e solitário” (Salmo 25.16). Em outro, ele suplica: “Inclina, Senhor os teus ouvidos e ouve-me, porque estou necessitado e aflito” (Salmo 86.1).

3.2. Nos versículos 67, 71 e 75 do Salmo 119 ele acrescenta ter descoberto que, na verdade, suas aflições se tornaram o método que Deus permitiu para produzir arrependimento e retorno à obediência. Voltou a buscar o Senhor em orações e a colocar em prática os seus ensinos. Suas aflições foram o meio que Deus usou para sensibilizá-lo.

Conclusão

  1. Quando existir aflições em sua vida e o diagnóstico dado pelo Espírito Santo como causa for um erro, uma falha ou um pecado, evidenciando desobediência a Deus, uma opção é agir como Davi.
  2. Olhando para Jesus Cristo, você pode perceber que se as aflições e angústias são por causa de pecados, esses pecados podem ser perdoados e sua vida purificada, mediante arrependimento e confissão. Fazendo como Davi, Zaqueu, Pedro e muitos outros crentes você perceberá que foram as aflições que o trouxeram de volta para Deus e dirá também: “Foi bom ter sido afligido”.