55.Conhecer Deus

Oséias 6.3

Introdução

  1. Os hinduístas dizem que Deus existe, mas a única maneira de conhecê-lo é olhar para a natureza. Os budistas dizem que Deus existe, porém, a única maneira de se relacionar com Ele é através introspecção e meditação. Os espíritas dizem que é possível conhecer Deus, todavia a única maneira de ouvir a voz de Deus é através das experiências mediúnicas, isto é, com os espíritos. Os esotéricos dizem que Deus ainda fala, no entanto não há uma única maneira de ouvir a voz de Deus e que podemos ouvi-la desde os mapas astrológicos às cartas do tarô ou através das religiões pagãs. Agora, presta bastante atenção: embora eles tenham um modo errado de conhecer Deus, o importante é que eles querem a Deus conhecer.
  2. Por isso, antes de tudo, eu preciso saber se você quer conhecer Deus? Esse desejo foi expresso por Jacó quando estava vivendo sério conflito familiar e Deus queria ajudá-lo. Foi expresso quando por Moisés quando o anjo de Deus lhe disse para libertar o povo da escravidão. Foi expresso por André que ficaria satisfeito se Jesus lhe mostrasse Deus. Foi expresso por Saulo, que perguntou direta e claramente: “Quem és Tu, Senhor?”. Você quer conhecer Deus ou quer apenas ganhar dinheiro, beber e usar drogas, transar e casar, ter um emprego e trabalhar, divertir e passear?

Desenvolvimento

  1. A partir do momento quando você decida conhecer Deus, sua próxima atitude será indagar como: “Como podemos conhecer Deus?

1.1. Alguém que tratou desse assunto fez uma pergunta na internet muito estranha: “Por que o homem quer conhecer tanto Deus, mas não quer morrer?” Nesse caso, essa pessoa pensa que só poderíamos conhecer Deus depois da morte. Essa é até mesmo uma resposta desestimulante, pra não dizer mórbida.

1.2. Outra pessoa, respondendo sua pergunta deu uma resposta sem responder realmente: “Não, não precisamos morrer para conhecer Deus. Podemos conhecê-lo através do sorrido e uma criança, do voou dos pássaros, numa flor que se abre, no amor de um casal de velhinhos...”. (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060919162647AA4Bzo7). Dizer que é possível conhecer Deus dessa maneira é resultado de uma doutrina chamada panteísmo, que identifica Deus com a criação. Deus não é separado da criação, como criador. Deus está em tudo e Deus é tudo. Neste caso, infelizmente, ninguém poderá conhecer Deus, porque Deus não seria um ser absoluto, soberano, dissociado da criação.

  1. Outro detalhe: conhecer Deus não é fazer de Deus objeto do seu conhecimento, como se Deus fosse uma substância química ou uma pedra preciosa ou um objeto antigo a serem analisados num laboratório.

2.1. Conhecer Deus é uma experiência de relacionamento com Ele, tendo como base o fato de acreditar que Ele existe e tendo como atitude o dirigir-se a Ele em orações, súplicas, intercessões e ações de graças.

2.2. Iniciando sua experiência de conhecer Deus, você começa a acreditar que Ele existe através das obras da natureza, como fazem os deístas - cientistas que passaram a acreditar em Deus através da natureza. Isaac Newton escreveu: "Este magnífico sistema do sol, planetas e cometas, poderia proceder somente do conselho e domínio de um Ser inteligente e poderoso” (http://www.monergismo.com/textos/apologetica/cientistas_famosos.htm).       Einstein escreveu: “Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega... A ciência nos afasta de Deus, mas a ciência pura nos aproxima de um Criador(http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/08/ciencia-e-religiao.html). O salmista escreveu: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos”.

2.3. Prosseguindo na sua experiência de conhecer Deus, você lê e Bíblia e começa a compreender a modo de Deus agir na vida das pessoas. Lendo a Bíblia e estudando as histórias de Deus com Abraão, Jacó, José, Moisés, Samuel, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Habacuque e Malaquias você passa a buscar Deus, tendo um grande interesse em também ter uma experiência pessoal com Ele.

2.4. Finalmente você passa a ter experiência pessoal com Deus através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. A partir do momento quando você se torna crente em Jesus Cristo você passa a ter uma experiência pessoal com Deus. Precisa seguir os seguintes passos: reconhecer que é um pecador e por isso está afastado de Deus; acreditar que a morte sacrificial de Jesus na cruz objetivou o perdão de seus pecados; receber Jesus em seu coração como seu salvador, senhor e mestre, através de uma oração; colocar em prática a cada dia os ensinos de Jesus, tornando-se assim um verdadeiro cristão.

Conclusão

Se você já é crente em Jesus, o Deus espera é que você cada vez mais interesse por Ele, cada vez mais esteja lendo a Bíblia, cada vez mais esteja diante Dele em oração, cada vez mais esteja presente na igreja, em atos de cultos e de serviços a Ele prestados, inclusive entregando seus dízimos e ofertas, numa total consagração a Ele.

Você, que é nosso convidado, saiba que sua experiência de conhecer Deus, isto é, relacionar-se com Ele através da fé, da oração e da leitura da Bíblia está agora prestes a se iniciar. Basta tomar a decisão de crer em Jesus Cristo. Quer fazer isto agora?