139. Aprender e Praticar

Josué 1.7,8; Lucas 6.47,48

APRENDER E PRATICAR

Introdução

  1. Em termos pedagógicos, o método tradicional, por mais eficiente que tenha sido durante muitos anos, foi substituído por outras metodologias, cujos objetivos são aumentar a capacidade de aprendizagem das pessoas e melhor capacitá-las para a vida.

1.1. Um desses novos métodos alternativos é o “aprender fazendo”, através do qual a experiência de aprendizagem se tornaria mais eficaz nos seus resultados. É fazendo que se aprende.

1.2. Entre os vários benefícios apontados, os educadores mencionam: o erro na prática pode levar ao aprendizado, diferentes habilidades podem ser associadas nos procedimentos, a ação pessoal pode ser enriquecida com a social e a aquisição de maior desenvoltura nos capacita a lidar com novas situações.

  1. Para que Josué pudesse ter êxito em sua vida como líder, não bastaria apenas que ele soubesse tudo o que estava escrito nas leis que lhe foram repassadas por Moisés. Ele também precisava colocar em prática. A atitude de praticar é que lhe abriria as portas do êxito na empreitada que estava recebendo.
  2. Para que nós, os cristãos, pudéssemos ter êxito em nossa maneira de viver, sendo capazes de passar por todas as experiências e ser vitoriosos, Jesus Cristo afirmou que não bastaria saber seus ensinos. Seria necessária a atitude praticar para que pudéssemos olhar para trás e ver que conseguimos o que nos foi proposto.

Desenvolvimento

  1. Por mais que nas escolas os métodos estejam sendo substituídos para se conseguir um aprendizado eficiente, essas substituições mostram inequivocamente que os resultados não tem sido alcançados. Este fato tem sido comprovado nos exames nacionais e internacionais em que a aprendizagem tem se mostrado baixa. Mudam-se os métodos, mas os resultados de aprendizagem não são obtidos.

1.1. Uma das queixas que o autor da carta aos hebreus apresentou aos seus leitores foi a de que pelo tempo gasto com o aprendizado deles, já deveriam ter se tornado mestres, mas continuavam precisando aprender tudo do início (Hebreus 5.11, 12).

1.2. Além da “negligência em ouvir” apontada como uma das causas da reprovação deles, certamente uma outra falha foi a de apenas terem ouvido sem terem colocado em prática. Acredito que esta também é uma das explicações porque os conteúdos ministrados nas escolas não são apreendidos. Falta a prática das teorias.

  1. Na escola da vida onde Deus e Jesus Cristo são nossos professores, já fomos por eles esclarecidos que a atitude de apenas ouvir, ler e aprender não são suficientes. Eles insistem em nos afirmar que sem a prática não aprendemos para nós mesmos e nem para ter condições de ensinar aos outros.

2.1. Não basta aprender que a caridade faz parte da vida cristã. É preciso fazer como Barnabé que ao ver a necessidade material das pessoas vendeu uma de suas propriedades e entregou o valor como oferta para ser usada (Atos 4.36,37). Ao praticar esse gesto ele reforçou o aprendizado sobre a importância da caridade para ajudar aos necessitados.

2.2. Não basta aprender que a oração é chave que abre as portas para o agir de Deus. É preciso fazer como Daniel que se colocou diante de Deus por 21 dias para que o povo começasse a regressar do cativeiro (Daniel 10.12). Praticando a oração contínua ele reforçou o aprendizado de que o clamor é fundamental na solução dos problemas.

2.3. Não basta apenas aprender que a evangelização é a maneira pela qual Deus salva pessoas através de Jesus Cristo. É preciso fazer como Filipe que ao ver o etíope com a Bíblia na mão foi ao seu encontro e começou a pregar que Jesus é o Salvador (Atos 8.30-40). Praticando, ele reforçou o aprendizado de que a evangelização é que leva pessoas à conversão e ao batismo.

2.4. Não basta apenas aprender que o perdão é pra ser concedido em todas as situações e sem limites. É preciso fazer como José que perdoou seus irmãos por tudo o que de mal lhe tinham feito em várias ocasiões. Praticando o perdão ele reforçou o aprendizado de que assim as relações pessoais, familiares e religiosas podem ser preservadas.

Conclusão

Há dois erros na vida que nós os crentes em Jesus Cristo não podemos cometer em termos didáticos. Um deles é não estar atentos para ouvir e ler o que precisamos aprender. O outro é aprender e não praticar, passando os dias da vida apenas aprendendo, aprendendo, aprendendo.... Precisamos, portanto, aprender e praticar.

 

.