18. Queremos Ver Jesus

João 12.20,21

Introdução

  1. Ao ler este texto, meu primeiro impulso seria o de começar esta pregação declarando que as pessoas de hoje também querem ver Jesus, à semelhança dos gregos referidos no texto e de várias pessoas que estão se convertendo.
  2. A Grécia, que até hoje existe e faz parte do MCE, era um país distante. Para chegar a Israel, um país situado na Ásia Menor, aqueles gregos viajaram quilômetros de distância. Estando em Jerusalém, capital de Israel, aproveitaram a oportunidade para ver Jesus. De imediato tiveram o interesse atendido. Viram Jesus e ficaram maravilhados.
  3. Por isso mesmo, nessa ocasião Jesus fez a sua famosa profecia falando do efeito de sua crucificação no coração das pessoas: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”. João apóstolo esclareceu que estava falando do momento quando seria erguido na cruz do Calvário.

Desenvolvimento

  1. Ocorre, todavia, que em nossos dias, ainda existem multidões que não estão realmente interessadas em ver Jesus, por que estão interessadas em outros líderes.

1.1. Existem pessoas mais interessadas em ver o que acontece com os políticos principalmente por causa das denuncias de corrupção e das ações do que pela ética de Jesus.

1.2. Existem pessoas mais interessadas em ver jogadores em partidas de futebol nos estádios em disputa pelos campeonatos do que em saber das vitórias de Jesus.

1.3. Existem pessoas mais interessadas em ver os artistas que fazem shows, que protagonizam novelas, que são estrelas de filmes do que conhecer as obras que Jesus realizou.

1.4. Existem pessoas mais interessadas em ver líderes religiosos que operam milagres, realizam curas, expulsam demônios, pregam estrondosos sermões e fazem fortes orações, do que ter uma experiência pessoal com o Jesus Cristo por eles pregado.

  1. Por isso, surge a consequente indagação: “Se esta é a realidade, como as multidões de hoje poderiam se interessar por Jesus?” Minha resposta é que se os gregos tinham seus políticos, seus atletas, seus artistas, seus líderes religiosos e mesmo assim quiseram ver Jesus, então em nossos dias várias pessoas também poderão ser atraídas por Jesus se experimentarem certas descobertas.
  2. Eles passaram a se interessar por Jesus mais do que por qualquer outra pessoa, porque descobriram que Jesus é mais importante do que os mais importantes políticos, mais importantes atletas, mais importantes artistas, mais importantes líderes religiosos! Descobriram o que o apóstolo Pedro mais tarde declarou: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).
  3. Descobriram que só Jesus tem poder e amor para perdoar pecados, libertar dos vícios, dar sentido à existência, transformar comportamentos, conceder alivio, descanso, paz, amor, alegria, prosperidade e garantia da vida eterna. Descobriram o que Pedro aposto disse também: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” (João 6.68,69).

Conclusão

  1. O seu, o meu, o nosso interesse por Jesus será maior do que por qualquer outra pessoa, se o Espírito de Deus iluminar nosso espírito e então fizermos a descoberta de quem é Jesus.
  2. Mais ainda: Deus mesmo está procurando despertar seu interesse por Jesus agora, para que você viva a maravilhosa experiência de descobrir quem é Jesus e o que poderá fazer em sua vida!