191. A Nossa e a Ressurreição de Jesus

I Coríntios 15.20-23

 A NOSSA E A RESSURREIÇÃO

DE JESUS

Introdução

  1. A propósito da celebração cristã que ocorre no domingo de páscoa, em termos espirituais, os crentes podem apreciar a páscoa do ponto de vista da ressurreição Jesus Cristo e da nossa própria ressurreição.

1.1. Apreciando sob a ótica da ressurreição de Jesus, vocês podem afirmar que nossa fé não está firmada num líder morto como Moisés, Maomé, Buda, Confúcio, cujos túmulos são visitados por seus fiéis. Cremos em Jesus que voltou a viver, deixando seu túmulo vazio. Vocês podem afirmar que a ressurreição dele trouxe uma nova visão sobre a morte de cada um de nós, ensinando que um dia os mortos tambem voltarão a viver.

1.2. Apreciando sob essa ótica da nossa ressurreição, podemos descobrir vários ensinos que foram dados a respeito do que irá acontecer conosco, na ocasião quando Jesus Cristo voltar a este mundo e todos os mortos voltarem a viver.

Desenvolvimento

  1. Pensando especificamente no que aconteceu com Jesus Cristo, o primeiro característico relevante é que foi um fato histórico. Isto significa, em outras palavras, que não foi um ato simbólico para preservar a continuidade da influência de Jesus e nem o resultado da imaginação dos apóstolos para preservar sua mensagem. Outro característico é que seu corpo ressuscitado não mais estava limitado às leis da biologia, da física e da química. Isto pode ser afirmado, porque ao mesmo tempo em que entra em recintos de portas fechadas, também reproduz suas feridas nas mãos e pés, assim como pode se alimentar com os peixes que pescaram no mar. Além de sumir e aparecer, também foi elevado às alturas e desapareceu entre as nuvens.
  2. Aprofundando o assunto da nossa ressurreição a propósito da ressurreição de Jesus, é possível responder a algumas perguntas:

2.1. Quando vai ocorrer? Ler I Coríntios 15.22,23 e I Tessalonicenses 4.16,17. Resposta: será quando da volta de Jesus Cristo

2.2. O que ocorre conosco entre nossa morte a volta de Jesus? Ler Atos 7.59,60 e Filipenses 1.21-23. Resposta: estaremos no paraíso, junto com Ele.

2.3. O que significará realmente ressurreição? Os termos usados no Novo Testamento são dois: anhistemi e egeiro. O significado de ambos é levantar, acordar, voltar à vida. Visualizando as experiências da filha Jairo e de Lázaro, podemos concluir que significa recuperar a vitalidade do corpo.

2.4. Como será o corpo ressuscitado? Ler I corintos 15.42-50. Resposta: será totalmente diferente deste em sua constituição. Ilustração: assim como os mergulhadores precisam de escafandro para as profundezas do mar e os astronautas de vestes chamadas de "bio suits" para o espaço, nosso espírito terá outro corpo na eternidade.

Conclusão

É verdade que temos a promessa de ir para o céu imediatamente após a nossa morte, desfrutando do Paraíso que foi revelado por Jesus Cristo, porém a esperança cristã também inclui a nossa ressurreição com base na ressurreição de Jesus Cristo. Fundamentado nessa esperança é que o apóstolo João declarou: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (I João 3.2).