Dia da Bíblia - 3

II Timóteo 4.13

A CAPA, OS LIVROS E O LIVRO

Introdução

  1. Assim como se comemora o Dia do Farmacêutico, do Carteiro, da Árvore, do Índio, dos Negros, da Criança, do Comércio, do Professor, do Trabalho, dos Namorados, dos pais, das Mães, da Mulher, e muitos outros, no segundo domingo de dezembro comemora-se o Dia da Bíblia.
  2. Para que este dia tenha a relevância que merece em nossa vida, lembrei-me da importância que a Bíblia tinha na vida de Paulo apóstolo, através deste texto que escreveu a Timóteo, quando lhe pediu: “Traze a capa, os livros e principalmente os pergaminhos”.
  3. Porque sentia frio na masmorra onde estava preso, pediu a capa para se aquecer. Como era um intelectual, pediu livros para alimentar sua mente. Como era crente, pediu os pergaminhos para fortalecer seu espírito.

Desenvolvimento

  1. O interesse de Paulo quanto à leitura de livros em geral me fez pensar no número de leitores que tem caído a cada ano. Numa pesquisa publicada em 2012, comparada com a quantidade de leitores em 2007, o número caiu quase 10%, enquanto cresce o número de pessoas que veem televisão ou acessam a internet (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html).
  2. Por outro lado, mesmo que metade da população brasileira não tenha o hábito de ler livros, cresce o número de pessoas que lêem a Bíblia, o que explica o número crescente de publicação/distribuição de Bíblias no Brasil nos últimos anos. O aumento em 2014 foi de quase 10%, considerando o ano de 2013. Entre os livros de todos os tipos, a Bíblia continua sendo o mais lido de todos (http://noticias.adventistas.org/pt/noticia/biblia/distribuicao-de-biblias-cresce-92-em-2014-no-brasil/).
  3. Embora Paulo tenha dado importância aos livros, ele também salientou a Bíblia. Podemos saber disto pelo uso da expressão “pergaminhos”. Eram as peles de animais, limpas com pedras, onde se escreviam os textos bíblicos.

3.1. Além de suprir necessidades espirituais em horas difíceis da vida, como as que Paulo viveu na prisão, experimentando consolação e tendo esperança, a leitura da Bíblia nos proporciona outros benefícios.

3.2. Por exemplo: a leitura da Bíblia desenvolve o raciocínio, aumenta a capacidade crítica dos fatos, amplia os horizontes da cultura universal e histórica, dá uma explicação sobre a razão para estar neste mundo.

3.3. Por isso, pessoas eruditas fizeram afirmações sobre o valor da Bíblia. Abraão Lincol, mais importante presidente dos Estados Unidos: “Tome-se este livro, compreenda-o pelo raciocínio e pela fé e você será um homem melhor e mais feliz na vida e na morte”. Rui Barbosa, insuperável intelectual brasileiro declarou: “No meio de tantos desconfortos e iniquidades, tenho-me entregue estes dias exclusivamente à leitura dos evangelhos”.

Conclusão.

Além de suprir necessidades físicas com a capa que lhe aqueceu o corpo, satisfazer necessidades intelectuais com a leitura de livros, Paulo tinha certeza de que a Bíblia era o livro que atenderia suas necessidades espirituais e eternas. Por isso, tendo ou não as vestes adequadas, lendo ou não lendo livros em geral, precisamos continuar fazendo da Bíblia o nosso livro por excelência, principalmente porque nele nós encontramos Jesus Cristo!