9. Meu Assunto Preferido

I Coríntios 2.2.

Introdução

  1. Existe uma variedade de assuntos pelos quais as pessoas estão se interessando, dedicando-lhes uma boa parte do tempo, dos recursos e da vida.

1.1. Num Fórum para averiguar os assuntos que mais interessam as pessoas, alguém escreveu: “Aprecio especialmente história, política, economia, criminalidade, música, desporto e notícias”Outro afirmou: “Todos os temas tornam-se interessantes, mas eu acho o das noticias extremamente importante”. Esse Fórum relacionou os seguintes assuntos que seriam do interesse das pessoas: Ciências, Comércio, Criminalidade, Cultura, Economia, Esportes, Entretenimento, História, Humor, Música, Notícias, política, sociedade (www.forumnacional.net/showthread.php?t=28919).

1.2.  Numa tirada irônica, um famoso escritor disse: “Um caroço no pescoço de uma pessoa pode lhe causar mais interesse do que 40 terremotos que acontecem na África” (Dale Carnagie www.imotion.com.br/frases/?p=7069).

  1. Numa singularidade impressionante e inacreditável, Paulo apóstolo revela neste texto o assunto que mais lhe interessava: Jesus Cristo. Embora já soubesse bastante, ele queria saber mais e mais, de modo que viesse a ter de Jesus Cristo um conhecimento profundo. Num outro texto, ainda mais radical, ele escreveu o que está registrado em Filipenses 3.7,8.

 

Desenvolvimento

  1. Além de Paulo apóstolo, muitas outras pessoas que viram e ouviram Jesus também queriam saber que Ele era.

1.1. Depois que demonstrou seu poder acalmando uma tempestade no Mar da Galiléia, uma tempestade que os deixara assuntados, angustiados e tremendo, os apóstolos perguntaram: “Que homem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8.27).

1.2. Numa outra vez, quando terminou de ministrar ensinos para o viver diário, explicando como podemos lidar com sofrimentos, preocupações, adversidades, contratempos, surpresas, as pessoas comentavam: De onde veio a este a sabedoria e estas maravilhas (Mateus 13.54).

1.3. As multidões vendo seu poder sobre as doenças e enfermidades, sobre a natureza e os acontecimentos, sobre o Diabo e seus demônios, sobre a morte e a sepultura – as multidões ficavam admiradas e perguntavam: “Quem é este?” (Mateus 21.10). 

1.3. Albert Einstein, o mais importante cientista do século XX disse:” Eu recebi instruções da Bíblia e do Talmude. Sou judeu, mas estou fascinado pela luminosa figura do Nazareno. Jesus é demasiadamente colossal... Ninguém pode ler os Evangelhos sem experimentar a atual presença de Jesus. Sua personalidade pulsa em cada palavra. Nenhum mito está saturado de semelhante vida Ninguém pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que seus ensinos sejam belos. Ainda que alguns deles tenham sido proferidos antes, ninguém os expressou tão divinamente”.  (http://licinio.iespana.es/einstein/002.htm)

  1. Você também vai começar a se interessar por Jesus Cristo a partir do momento quando souber três fatos que vão mudar sua vida:

2.1. Jesus Cristo ama você. Falta de amor tem feito algumas pessoas se tornarem sociopatas, ferindo e matando porque estão destituídas de qualquer traço de afeto. Falta de amor têm feito outras pessoas terem “carência afetiva”, experimentando uma insatisfação inexplicável e vivendo em busca de alguém que as ame. Para começar essa experiência, quero que você diga agora comigo: Jesus me ama!

2.2. Jesus Cristo perdoa você. É impossível vivermos neste mundo sem cometermos erros. Por isso até se criou o adágio popular que diz: “Errar é humano”. Todavia, também não é fácil conviver com nossos erros e não adianta negá-los, nem os esconder nem os minimizar. São os erros que você já cometeu ou que ainda vai cometer que geram sentimento de culpa – esse sentimento desconfortável que nos deixa sem graça diante dos outros ou que nos torna hipócritas diante de Deus. Só resolvemos o problema de nossos erros quando recebemos o perdão de Jesus. Então, diga comigo: Jesus me perdoa!

2.3. Jesus dá vida a você. Muitas pessoas se ajuntam para beber, usar drogas e participar de diversões porque no dia a dia a vida delas está sem graça, monótona, vazia. O álcool, as drogas, as diversões com sexo fácil lhes dão um prazer momentâneo, um estado anestesiado de consciência, uma euforia impressionante de final de semana, mas na segunda-feira a vida volta a ser vazia, monótona e sem graça. Para dar significado e sentido à nossa existência, Jesus nos dá vida abundante e vida eterna. Então, diga comigo agora: Jesus me dá vida!

 

Conclusão

     Ao olhar para Jesus na cruz do calvário, morrendo em seu lugar, estou certo que a vida de Jesus, seus milagres, suas promessas, seus ensinos vão se tornar o assunto mais importante de sua existência.

      Você ainda vai se interessar pelo seu time de futebol, pela situação econômica do mundo, pelo programa político do novo prefeito, por reações químicas que alteram substâncias, por um bom filme de ação, por uma boa conversa regada a churrasco... Isto e muito mais, todavia nada vai se comparar a Jesus!