Natal - 5

Mateus 2.1-12

“POR OUTRO CAMINHO"

Introdução

  1. Certamente algumas vezes passou pelo seu coração o desejo sincero de mudar sua vida – mudar os caminhos por onde tem andado. Você já pensou: “Eu preciso mudar essa minha maneira de ser, preciso seguir outro caminho”. Mais ainda: chegou mesmo a tentar. Reuniu todas as forças de sua vontade e começou... Mas tempo depois você voltou a fazer as mesmas coisas.
  2. Saiba agora que mudar de vida, mudar de caminho, é também o que Deus quer que você faça.

2.1. Quando os magos visitaram Jesus na manjedoura, Deus lhes disse para mudarem de caminho, pois o que iriam experimentar seria traição, sofrimento, tragédia, infelicidade.

2.2. Por isso, a Bíblia também já dizia no livro de Provérbios: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas seu fim é a morte”.

2.3. A expressão que Jesus mais dizia às pessoas era exatamente esta: “mudem de vida” (traduzida por arrependimento). Mudem seus pensamentos, mudem seu coração, mudem suas atitudes. Esta expressão aparece 56 vezes no Novo Testamento. Em outras palavras, significava: mudem de caminho.

Desenvolvimento

  1. A esta altura, certamente você está me dizendo: “Pastor, se eu quero mudar e se Deus quer que eu mude como realmente posso ter uma nova vida?”.

1.1. Vamos olhar o episódio ocorrido naquele primeiro natal. Você vai descobrir que eles estavam sendo guiados por uma estrela até chegarem a Jesus. Então eles adoraram Jesus, reconhecendo-o como Salvador e Senhor. Logo depois, receberam o aviso e foram por outro caminho. O encontro com Jesus foi o fator determinante.

1.2. Observe mais ainda: Maria e José estavam ali, mas não cultuaram a Maria e nem a José.  A verdade é que ainda hoje, religiosamente falando, há muitas pessoas que adoram a Virgem Maria e a São José, mas continuam vivendo da mesma maneira: fumando, bebendo, jogando, usando drogas, enganando e sendo enganados, mentindo, roubando. O encontro com Jesus foi o fator determinante!

1.3. Observe mais ainda que embora tivessem sido guiados por uma estrela, não foi este o fator determinante. Hoje, é a mesma coisa que ser de uma igreja e continua da mesma forma, vivendo da mesma maneira, sem mudar de vida. A verdade é que nenhuma igreja (batista, adventista, universal, assembléia ou qualquer outra) pode mudar a vida ou de quem quer que seja. O encontro com Jesus foi o fator determinante.

  1. Você havia dito: “Pastor, se eu quero mudar e se Deus quer que eu mude como realmente posso ter uma nova vida?”.

2.2. Depois de adorarem Jesus, a ele prestando culto, reconhecendo-o como Salvador e Senhor, houve por parte deles uma atitude obediência depois que receberam o aviso.

2.3. Obediência é a atitude de considerar a vontade de Deus mais importante do que seus desejos, seus vícios, suas fraquezas, por mais que eles sejam fortes.

2.4. Obediência se torna visível quando você começa a seguir os ensinos de Jesus Cristo, praticando-os no seu dia a dia. É ter a vida de acordo com o que está escrito na Bíblia!

Conclusão

  1. Naquele primeiro natal eles adoraram Jesus e obedeceram ao que Deus lhes dissera em sonho, indo por outro caminho e por isso escaparam da morte, do sofrimento, da tragédia, da infelicidade.
  2. Neste natal, você tem a oportunidade de mudar de caminho, passando a ter uma nova vida em Cristo Jesus. A Bíblia ensina: “Aquele que está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo”.
  3. Ilustração: “Quando eu era jovem e minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo. Quando fiquei mais velho e mais sábio, descobri que o mundo não mudaria. Então restringi um pouco minhas ambições, e resolvi mudar apenas meu país. Mas o país também me parecia imutável. No final da vida, em uma última e desesperada tentativa, quis mudar minha família. Mas eles não se interessavam nem um pouco, dizendo que eu sempre repeti os mesmos erros. Em meu leito de morte, enfim descobri: eu deveria ter começado por mudar a minha vida... Agora é tarde demais!”.