148. Em Busca de Jesus

João 6.24

EM BUSCA DE JESUS

Introdução

  1. É verdade que multidões estão sendo atraídas pelo futebol, pelos shows musicais, pelos jogos da loteria federal, pelo uso de drogas e bebidas, pelos convites à imoralidade, pela idolatria e feitiçaria. No entanto também é verdade que multidões continuam sendo atraídas por Jesus Cristo, como aconteceu nesse episódio narrado pelo apóstolo João, quando pessoas saíram em busca de Jesus.
  2. Pobres e ricos, brancos, negros e amarelos, analfabetos e intelectuais, homens e mulheres, idosos, adultos, jovens e crianças estão descobrindo que realmente precisam de Jesus Cristo e que sem Ele não podem viver neste mundo e nem desfrutar da vida eterna.

Desenvolvimento

  1. As pessoas citadas no episódio do texto escrito pelo apóstolo João e que estavam em busca de Jesus tinham visto ele realizar a multiplicação dos pães.

1.1. Cerca de 5 mil homens, sem contas as mulheres e crianças, viram quando Jesus multiplicou 5 pães e 2 peixinhos para que todos pudesse se alimentar.

1.2. Comeram até ficar fartos e ainda sobraram cerca de 12 cestos cheios de pães e peixes e que os apóstolos levaram para casa.

1.3. Sabendo que voltariam a ter fome, saíram em busca de Jesus para terem mais pães e peixes, isto é, para dali por diante nunca mais passassem fome.

  1. Percebendo que esta era a razão principal por que o buscavam, Jesus aproveitou a oportunidade para lhes falar sobre a necessidade de também terem a vida eterna. Jesus lhe disse: “Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
    Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou
    ” (João 6.26,27).

2.1. Em outras palavras, além de pães, peixes, curas, roupas, calçados, casa, carro, salário, lazer, as pessoas precisam também buscar Jesus para ter a vida eterna.

2.1. A vida eterna é um conceito espiritual que diz respeito ao relacionamento com Deus neste tempo presente e na eternidade. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3).

2.2. A vida eterna é um conceito existencial que diz respeito à quantidade de tempo que uma pessoa vai ter após a morte, além de 20 ou 40 ou 70 ou 100 anos de idade. O salmista Davi já havia tido essa percepção quanto escreveu no salmo 23: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias” (Salmo 23.6).

2.3. A vida eterna é um conceito temporal que a pessoa começa a experimentar enquanto ainda está viva neste mundo e se torna crente em Jesus. Ele mesmo garantiu isto: “Quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6.47).

2.4. A vida eterna é um conceito celestial pois continua após a morte física da pessoa, quando o espírito se separa do corpo e vai para o paraíso celestial. Jesus garantiu isto a um dos ladrões na cruz: “Ainda hoje estará comigo no Paraíso” (Lucas 23.43).

2.5. A vida eterna é um conceito associado à ressurreição, após a volta de Jesus Cristo a este mundo. Começa aqui, estende-se após a morte do corpo e ganha completa perfeição quando os mortos forem ressuscitados. Jesus fez essa promessa: “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.39,40).

Conclusão

Eles estavam certos em buscar Jesus para terem uma nova multiplicação dos pães e dos peixes e muitos também estão certos em nossos dias quando buscam Jesus para terem cura de enfermidades, libertação de demônios, alívio e descanso, paz a alegria, conforto e proteção, prosperidade e vitórias. Jesus, porém, já nos esclareceu que a principal razão pela qual devemos busca-lo e para ter a vida eterna. Quer viver essa experiência agora? Então vamos orar juntos.