34. O Propósito de Sua Vida

Mateus 16.21                                             

  1. Há muitas pessoas que apenas vivem por viver, sem saber os propósitos para os quais estão neste mundo. Não sabem qual é a sua missão. Um psicólogo no site Psicologia e Fé, escreveu: “O ser humano é sobretudo confuso... Não temos a clareza do nosso propósito aqui nesta vida, do que realmente importa. Mas dotados de uma certa inteligência, raciocínio e baseados na experimentação do mundo pelos nossos cinco sentidos, vamos tentando nos virar... (Jorge Tannure Penedo, www.psicologiaefe.com.br)
  2. Outros, ao contrário, dizem: "Este não é o meu caso. Eu sei qual é o meu objetivo de vida". Dizem:

» eu vim a este mundo para ser jogador de futebol e, quando eu fizer l.000 ou l.300 gols, terei cumprido o meu alvo;

» eu vim para exercer um cargo político, quer seja por eleição, quer seja força das armas. Quando estiver no auge do poder, eu terei realizado minha finalidade;

» eu vim para ter dinheiro, muito dinheiro, seja por meios lícitos, seja por meios ilícitos. Quando me tornar milionário, terei tudo o que o dinheiro pode comprar; realizado minha meta;

» eu vim para experimentar todos os prazeres que existem, satisfazendo todos os meus apetites e desejos. Quando estiver no meio das orgias e banquetes, eu direi: “Foi para isto que eu nasci!”.

  1. Não era o que ocorria com Jesus Cristo. O Filho de Deus sabia claramente qual era o propósito para o qual estava neste mundo. Não somente sabia, mas também passou a declarar abertamente aos seus discípulos, como está registrado no texto lido. Estava consciente de sua missão, não se importando em ocultar, esconder, guardar em segredo. Para ele, seu propósito definido era morrer na cruz do calvário. Um propósito diferente da maioria das pessoas!

Desenvolvimento

  1. Os teólogos são concordes em reconhecer que desde o momento quando sua verdadeira e completa identidade foi revelada, quando os apóstolos disseram: “Tu És o Cristo, o Filho do Deus Vivo” – desde esse momento ele passou a declarar o propósito de sua vida.

1.1. Ainda que tenha feito maravilhas, alterado as forças da natureza, realizado milagres, curado doentes, ressuscitado mortos, deixado ensinos que tornam a vida vitoriosa, enchendo o viver de felicidade e proporcionando consolação nas tribulações, outro não era seu propósito  senão o ir a Jerusalém, ser preso, condenado e castigado, carregando sobre si a cruz e ser crucificado.

1.2. Mesmo que previamente percebesse o sofrimento que o esperava, sofrimento que começou a experimentar já a partir da oração no Getsêmani, claramente assumiu a sua missão e caminhou determinantemente para a morte no monte Calvário. Em sua oração, ele diz a Deus o que está registrado em João 12.27, 28.

  1. Se queremos uma religião verdadeira e uma igreja fiel, então, precisamos:

» saber que a cruz de Jesus Cristo é um assunto fundamental para nossa vida religiosa. Se o que não falta no mundo é religiosidade, a maioria tem sua religiosidade fundamentada nas boas obras, nos ensinamentos éticos e morais, no sacrifício de animais, nos rituais simbólicos da idolatria ou da feitiçaria. Nossa religiosidade, no entanto, está baseada na cruz de Jesus;

» entender que embora exaltemos seu nascimento em Belém da Judéia, seus ensinos ministrados em diferentes lugares sobre variados assuntos, seus milagres que nos deixam impressionados até hoje, o fundamento de nossa fé é sua crucificação. Pregamos sua ressurreição, mas também sua crucificação; pregamos sua ascensão, mas também sua crucificação; pregamos sua volta, mas também sua crucificação.

» acreditar realmente que só através da cruz de Jesus Cristo foi possível, como crentes, experimentar o batismo e a plenitude do Espírito Santo, sendo realmente espirituais, pois a plenitude do Espírito só é concedida porque um dia a cruz foi erguida e nela Jesus foi crucificado.

Conclusão

É através da crucificação de Jesus Cristo que pessoas deixam o viver por viver, pessoas deixam de buscar  a ilusão da fama, pessoas deixam  a ambição de se tornar milionárias, pessoas deixam de considerar o poder como alvo, pessoas deixam  os prazeres como estilo de vida.

É através da mensagem da crucificação de Jesus Cristo que o pecador perdido e arrependido pode ter perdão dos seus pecados e salvação eterna. É através da mensagem da crucificação de Jesus Cristo que nós veremos pessoas pedindo batismo e se tornando membros da igreja.