Atos 11.21-24
Introdução
- “De Bem com a Vida” é uma expressão muito conhecida em vários lugares. Significa que a pessoa está bem em termos mentais, emocionais, comportamentais. Está vivendo com equilíbrio, sem perder o controle das situações. Não está estressada e nem dominada por ansiedades e temores.
1.1. Um programa evangélico de televisão usa esta expressão como nome e procura explicar que uma pessoa está de bem com a vida se estiver de bem espiritualmente. Deus, portanto, seria o segredo!
1.2. Esta expressão também se tornou título de um livro recentemente lançado, no qual a autora afirma que está de bem com a vida quem está bem com outras pessoas. Bons relacionamentos seriam o segredo.
1.3. Eu mesmo dirigi um programa de rádio durante anos cujo título era esse, onde diariamente acentuava aos ouvintes a necessidade de estarem bem com Deus e com as outras pessoas.
- Neste texto da Bíblia, quando fala em Barnabé, a mais importante declaração que se faz a seu respeito é que era “um homem de bem”. Em outas palavra, vivia bem com Deus e vivia bem com as pessoas.Vivia bem espiritual e socialmente.
Desenvolvimento
- Ninguém vai estar de bem com a vida se agir como se Deus não existisse, mesmo que digam que sim, à semelhança dos ateístas de Nova Yorque, nos Estados Unidos, que em há alguns anos lançaram um slogan nas linhas do metrô por onde passam mais de 5 milhões de pessoas por dia. O slogan dizia: “Um milhão de nova-iorquinos estão de bem sem Deus! E você?”. Na verdade, viver sem Deus é viver exposto ao Diabo e o Diabo perturba, faz sofrer, destrói, dilacera.
- Ninguém vai estar de bem com a vida se estiver com raiva de Deus por alguma razão. Neste caso, infelizmente, David Wilkerson escreveu: “Nada é mais prejudicial para um cristão do que carregar ressentimentos contra Deus. Contudo estou chocando com o número crescente de crentes que encontro que estão irritados com o Senhor...” (David Wilkerson, 16.02.98). Pessoas ficam com raiva de Deus por pensar que Ele permitiu um sofrimento ou não fez o que a pessoa queria
- No caso de Barnabé, ele era uma pessoa de bem com a vida, num perfeito relacionamento com Deus, pois o que se diz dele é que estava cheio do Espírito Santo e de fé. Mais ainda: que ele falava de Deus de um modo tão positivo que mais e mais pessoas passavam a acreditar no Senhor.
- No caso de Barnabé, ele também era uma pessoa de bem com a vida no relacionamento com as outras pessoas do seu círculo social. Ao ocorrer o episódio aqui narrado no texto, ele foi o primeiro que a igreja enviou para tratar do assunto e ajudar as pessoas.
4.1. Ao chegar, mostrou que realmente era um homem de bem pois logo viu a “graça de Deus sobre os outros também”. Não apenas ele era um abençoado. Os outros também.
4.2. Alegrou-se com o que seus olhos viram, em vez de ficar com ciúme, inveja, desdém. Mais ainda, dirigiu-se a todos com palavras de estimulo, apoio, incentivo, apreciação, elogio.
- Ninguém vai estar de bem com a vida se não souber se relacionar com as pessoas que o cercam, inclusive os inimigos.
5.1. Aliás, se não souber se relacionar, logo se tornará objeto de comentários como uma pessoa amarga, infeliz, reclamante, murmuradora, difamadora, briguenta, barraqueira.
5.2. Se não souber se relacionar com as pessoas, vai tentar se relacionar com elas usando-as para alcançar seus interesses. Verá as pessoas como objetos para usar, manipular, controlar, dominar, conduzir, dirigir.
5.3. Se não souber se relacionar com as pessoas vai viver solitariamente, como se fosse independente, autossuficiente e bastasse a si mesma. Vai viver sozinha e sozinha vai morrer, sem ninguém para carregar seu caixão até o cemitério.
Conclusão
Certamente nós vamos estar de bem com a vida se estivermos de bem com as pessoas e com Deus. Se formos amigos delas em todas as situações e se a Deus sempre nos dirigir em orações.
Isto será possível através de Jesus Cristo. Quando você resolve se tornar crente em Jesus, à semelhança de Barnabé, o bem passa a fazer parte integrante do seu ser e você se torna uma pessoa de bem com a vida.