I Timóteo 3.14.15
Introdução
- Quando estas palavras de Paulo foram escritas à Timóteo, a igreja instituída por Jesus Cristo ainda estava muito jovem.
1.1. Não sabia lidar com as novas situações que iam ocorrendo, tanto em termos de doutrina como de prática.
1.2. Estavam sendo lideradas por pessoas que não haviam estado com Jesus e, por isso mesmo, estavam sujeitas a aprenderem doutrinas e práticas que não haviam sido ensinadas por Jesus.
- A única maneira de resolver esses problemas era receber dos apóstolos ainda vivos os ensinamentos de Jesus. Para atender a essa necessidade o apóstolo Paulo procurava escrever cartas endereçadas a essas igrejas.
2.1. Neste texto, por exemplo, claramente o apóstolo Paulo diz que está escrevendo para que Timóteo, como jovem pastor numa jovem igreja saiba como agir.
2.2. O texto é escrito por causa da urgência e porque não poderia estar imediatamente presente.
Desenvolvimento
- As orientações dadas pelos apóstolos Paulo, João, Pedro, Judas, Tiago em forma escrita mais tarde foram ajuntadas e formaram esta parte da Bíblia que hoje conhecemos como Novo Testamento. Assim, além dos 4 evangelhos, do livro histórico de Atos e das revelações do Apocalipse, nós temos 21 cartas que foram escritas para ajudar as igrejas a continuarem sendo firmeza e coluna da verdade.
- Passados mais de dois mil anos e tendo o Novo Testamento nas mãos, nós diríamos que hoje as igrejas de Jesus Cristo deveriam saber como ser uma igreja verdadeira, proporcionando a todos os seus membros a certeza de que estão seguindo a verdade ensinada por Jesus Cristo. Sim! Todas as igrejas chamadas cristãs não têm desculpa, nem justificativa, nem argumento para não estarem ensinando e vivendo o que Jesus Cristo deixou, pois a Bíblia está publicada no todo ou em porções em mais de 2.500 línguas e dialetos, inclusive aqui no Brasil onde mais de 250 milhões de bíblias já foram colocadas nas mãos dos brasileiros.
- Qual é o resultado, todavia? O que temos constatado? Infelizmente há uma quantidade tão grande de igrejas chamadas cristãs com os mais variados ensinos que as pessoas que se tornam crentes em Jesus Cristo, às vezes pensam que estão seguindo uma igreja verdadeira, outras vezes ficam confusas com a quantidade de igrejas. Ouvi a história de um sujeito de uma cidade que há anos vivia essa experiência de ir de igreja em igreja, querendo achar a igreja verdadeira. Cada vez que chegava a uma ele dizia: “Agora achei a igreja verdadeira”. Depois se decepcionava novamente até que um dia ele resolveu fazer a sua própria igreja. Numa área de um bairro fez uma pequena construção com alguns bancos e um púlpito. Dias depois houve uma tempestade tão grande que tudo foi destruído e foi pelo rio abaixo e ele ficou finalmente sem numa igreja.
- Por que isto acontece, se temos um Novo Testamento? A explicação é simples: os líderes e os membros de muitas igrejas misturam os ensinos do Novo Testamento com os ensinos de outros livros religiosos e com seus próprios ensinos.
4.1. Tive o privilégio de ver e ouvir um trecho de uma mensagem que um presidente dos Estados Unidos proferiu em uma igreja americana na época de sua candidatura. Para justificar que os Estados Unidos hoje não são mais um país cristão, ele perguntou: “As igrejas vão seguir o livro de Levítico e Deuteronômio ou o Sermão da Montanha? As igrejas vão seguir os ensinos de James Dobson ou de Al Sharpton?” Eu acrescentaria: de Jimmy Shwegger ou Bill Hybls, de César Castelhanos ou de Hal Lindsey?
4.2. Isto significa que mesmo o presidente dos Estados Unidos, país que seria cristão, ainda não sabia que a igreja de Jesus Cristo deve seguir apenas os ensinos de Jesus Cristo que foram registrados pelos apóstolos.
4.3. Aqui no Brasil, a igreja cristã não tem que seguir os ensinos e RR Soares, nem de Edir Macedo, nem de Silas Malafaia, nem de Edith Allen, nem de Davi Miranda, nem de João Paulo II, nem de Padre Marcelo, nem de Valdemiro de Souza, nem de Edson Belchior.
4.4. Um pastor em Vitória pregou recentemente que “Jesus hoje está se tornando numa figura decorativa na igreja. É mais ou menos ou exatamente como a rainha da Inglaterra. Tem o trono, mas não tem o poder. Tem o cetro, mas não tem autoridade. Tem o nome de rainha, mas não exerce nenhuma influência. Quando a rainha passa, as pessoas a veneram e ajoelham perante ela, mas ela não dá ordens pra ninguém. Lá quem dá as ordens é o primeiro ministro. Ela é apenas um enfeite, uma figura decorativa na Inglaterra. O primeiro ministro é quem manda. E não é isto que tem acontecido hoje em nossas igrejas? Jesus também tem se tornado num enfeite, numa figura decorativa na vida de muitos crentes. Nada mais do que isto. Cantamos: "Jesus te entronizamos, declaramos que és Rei...", mas Ele não está entronizado na vida de muitos crentes. Tem o trono, mas não tem tido poder sobre nós. Tem o cetro, mas não tem tido autoridade sobre as nossas vidas. Tem o nome de "Rei", mas não tem exercido nenhuma influência sobre a vida de tantos crentes”. Eu pergunto e respondo: Por quê? Porque as pessoas estão considerando Jesus como Rei, mas obedecem a missionários, pastores, padres, bispos, apóstolos e papas.
Conclusão
Se nossa igreja deixar de ler e de seguir o Novo Testamento nós correremos o risco de deixar de ser uma igreja verdadeira, porque deixaremos de ser, como igreja de Deus, firmeza e coluna da verdade.
Por isso, eu apelo aos irmãos para não se deixarem levar por quem quer que seja em termos de religião. Por mais famoso, atraente ou carismático que seja o líder religioso, mantenham-se fiéis ao nome de Jesus e aos ensinos que Ele deixou através do Novo Testamento.