91. Perder a Alma

Marcos 8.36

Introdução

  1. Se você andar nas ruas desta cidade e bater à porta das casas onde as pessoas moram poderá ouvir várias histórias dramáticas de perdas. Pessoas dirão que perderam casas, cônjuges, filhos, emprego, reputação, oportunidades...
  2. Você só não vai ouvir alguém dizer que perdeu a alma porque as pessoas só experimentam essa perda depois que morrem e entram no tormento eterno, nas trevas externas, no inferno que está preparado para o Diabo e seus anjos.

Desenvolvimento

  1. É tão importante salvar a alma da condenação eterna que Jesus chegou ao ponto de dizer essas palavras...
  2. Se você argumentar dizendo que “alma” quer dizer “vida” e que, portanto, perder a alma ou perder a vida ou perder a alma significa apenas “morrer”, poderá verificar que as traduções mais atuais tanto consideram a palavra “vida” como a palavra “alma”, alternando-as e mantendo neste versículo a palavra alma como tal.
  3. E se você insistir dizendo que existem textos no Velho Testamento em que a morte do homem é igual à morte dos animais (Eclesiastes 3.19-21), posso esclarecer que no Velho Testamento realmente não existia ainda a revelação da salvação da alma igual à salvação do espírito após a morte.
  4. Você precisa aprender que foi Jesus Cristo quem nos ensinou a respeito de uma vida após a morte, principalmente através da parábola do rico e do Lázaro (Lucas 16.19-24). Foi Jesus quem disse ao homem que estava ao seu lado na cruz do calvário quer após a sua morte estaria no Paraíso (Lucas 23.40).
  5. Mais ainda: foram os apóstolos de Jesus Cristo em seus ensinos às igrejas que tornaram ainda mais clara essa revelação.

4.1. Paulo apóstolo, por exemplo, escreveu sobre a distinção entre alma e espírito: I Tessalonicenses 5.23. Essa distinção foi enfatizada pelo autor aos Hebreus 4.12. Significa que se você pensa que a alma desaparece com a morte do corpo, saiba que o espírito sobrevive à morte, tendo dois destinos: o céu ou o inferno.

4.2. Na perspectiva de ir para o céu, o apóstolo Paulo deixou escrito no que acreditava que iria lhe acontecer após a morte: Filipenses 1.21-23

Conclusão

  1. Se é dramático perder uma casa, um filho, um cônjuge, um emprego, uma oportunidade nesta vida, muito mais dramático será constar depois da morte que você perdeu a alma ou perdeu o espírito ao abrir os olhos no inferno.
  2. Por isso Jesus disse que não vale a pena ganhar o mundo inteiro, isto é, fama, riqueza, prazeres, posição social e perder a alma. Tudo neste mundo é passageiro e somente o espírito vai para a eternidade.
  3. O que fazer para salvar seu espírito? Reconhecer que é um pecador, pedindo perdão a Deus e recebendo Jesus Cristo como seu Salvador pessoal em seu coração. Quer fazer isso agora?