Aniversários - 5

SERMÃO PREGADO EM VÁRIOS ANIVERSÁRIOS

Salmo 116.12

QUE DAREI AO SENHOR

Introdução

     Ao pensar sobre que texto bíblico seria o mais apropriado para ser lido nesta data do seu aniversário, lembrei-me desta pergunta que o salmista fez num determinado momento de sua vida.

Desenvolvimento

  1. Pensei neste texto porque sei que você não é como as pessoas que só sabem enxergar problemas, dificuldades, tribulações, angústias, sofrimentos em sua vida.

1.1. Aliás, já encontrei com algumas dessas pessoas e percebi este fato quando lhes perguntei como estavam, como ia a vida. Responderam: “Só tenho problemas... nem sei o que fazer”.

1.2. Você, pelo contrário, sabe enxergar bênçãos, vitórias, conquistas, alegrias. Não é que você não tenha problemas... É que você consegue ver que além dos problemas também existem benefícios. E por isso, como o salmista, você também poderia perguntar: Que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?”.

  1. Outro detalhe nesse texto é que ao enxergar as benfeitorias existentes em sua vida diária, você não atribui a elas serem resultado de seu próprio esforço, suas competências, sua inteligência, sua sabedoria, seus recursos, seus investimentos.

2.1. Ainda que você seja uma pessoa que se empenha naquilo que faz, tenha compromisso com o que se envolve e reconhecidamente é muito inteligente, você tem a sensibilidade de ver a mão de Deus atuando em seu viver.

2.2. E. por isso, como o salmista, você pergunta o que dará ao Senhor por todos os benefícios que tem recebido. Reconhece aquilo que Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Faz como recomendou o apóstolo Paulo: “Sede agradecidos”.

  1. Finalmente o texto é adequado para leitura nesta data do seu aniversário porque assim como o salmista incluiu na pergunta o que iria dar ao Senhor, você também inclui em suas atitudes a de tornar a gratidão uma experiência concreta.

3.1. Se uns para com outros não devemos amar apenas de palavras, conforme recomendou o apóstolo João, muito mais em nosso relacionamento com Deus.

3.2. Uma das preocupações de Tiago em seu relacionamento com Deus era o de não apenas dizer que tinha fé, mas de mostrar sua fé através das obras.

3.3. No caso do salmista, ele respondeu à sua própria pergunta dizendo: “Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor”. Em seu caso, seu ato de agradecer se transforma na entrega de ofertas, no voluntariado para o serviço, no testemunho espontâneo, na presença nos cultos e em outras atitudes semelhantes.

Conclusão

     É claro que eu e cada um de nós aqui presentes lhe parabenizamos pelo seu aniversário, mas hoje queremos lhe cumprimentar muito mais pelo seu inegável estilo de vida cristão. Parabéns por ser o crente que você é!