Gênesis 17.1-5, 15
Introdução
- Quando as pessoas têm uma experiência com Deus, elas não podem continuar sendo o que sempre foram. Abraão e Sara, marido e mulher, já haviam tido várias experiências, mas continuavam os mesmos.
1.1. Quando Deus lhes apareceu em Ur dos Caldeus, determinou que saíssem do meio da parentela e fossem para Canaã. Ele não fez. Saiu com seu pai, ficou com ele em Harã, até que morresse. Também levou seu sobrinho, Ló, com seus familiares. Foi preciso que uma contenda entre os dois, para que Abraão realmente ficasse sozinho.
1.2. Sara na ansiedade em ter um filho, deu-lhe a escrava Agar. Em vez de confiar em quem lhe prometera, criou uma alternativa de relacionamento que gerou Ismael, que até hoje é um problema para os judeus.
1.3. Abrão disse meia-verdade para o Faraó, no Egito, ao apresentar sua esposa. Sara não reagiu e só escapou do problema por misericórdia de Deus.
1.4. Sara não acreditou e mostrou sua dúvida no sorriso sarcástico por causa de sua idade.
- Porque não era mais possível continuar assim, Deus definitivamente interveio e lhe disse: “Anda na minha presença e sê perfeito”. Diante dessa intervenção, Abraão caiu de rosto em terra, diante de Deus. Era o peso de seus pecados e o reconhecimento de sua vida errada. Para caracterizar uma mudança definitiva, Deus então muda o nome dos dois. Ele passou a chamar-se Abraão e ela, Sara.
Desenvolvimento
- Mudar o nome era uma prática muito comum entre os povos orientais, sempre que ocorria algum fato importante na vida das pessoas. Alguns mudavam o nome todo; outros, parte do nome; ainda outros acrescentava outro nome ao original. Vejamos alguns exemplos:
1.1. João 1. 42. Jesus mesmo muda o nome de Simão, que até aquela data tinha tido um tipo de vida. Jesus mudou seu nome para Pedro, que significa “rocha”, querendo que ele fosse uma pessoa de firmeza. Ele e sua esposa se tornam servos de Jesus Cristo.
1.2. Atos 13.9. Saulo era perseguidor da igreja, maltratando os crentes. Deixou de ser conhecido como Saulo e tornou-se Paulo, o grande trabalhador da igreja, amigo dos crentes e fortalecedor das igrejas.
1.3. Apocalipse 2.17. Todos nós recebemos um nome quando do nascimento. A partir de nossa conversão, nós passamos a receber um outro nome. Um nome que nós não sabemos; só Jesus sabe.
2. Certamente vocês já ouviram falar de pessoas que precisaram mudar de nome, quando necessitaram mudar de vida. Às vezes a pessoa comete muitos erros em uma cidade, roubando, matando, enganando. Muda de locar, troca de nome para não ser reconhecida e tenta viver uma nova vida.
2.1 2.1. Deus queria uma mudança na vida de Abrão e Sarai. Abrão significava “pai das alturas”. Abraão passou a ser “pai da multidão”. O nome Sarai significava “minha princesa”. Sara passou a significar “princesa”.
2.2. Uma vez mudando a vida, passamos a estar no centro da vontade de Deus e tomamo-nos de fato uma benção para outras pessoas, cumprindo-se o que Deus quer para cada um de nós;
Conclusão
Muitas pessoas estão precisando de perdão, paz, proteção, salvação eterna e no projeto de Deus cada um de nós pode viabilizar essas bênçãos através do nosso testemunho. Por isso, cada pessoa que se converte deve mostrar mudanças em seu viver em sintonia com o fato de que já recebemos um novo nome pelo qual somos conhecidos diante de Deus. A Bíblia diz: “Aquele que está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas se passaram a tudo se fez novo”