115. As Grandes Ações de Deus

Salmo 126-1-3

AS GRANDES AÇÕES DE DEUS

Introdução

  1. Se vocês pensarem nos grandes problemas, grandes dificuldades, grandes adversidades que experimentam na vida, certamente serão tomados por sentimentos de tristeza e ficarão sujeitos até mesmo à depressão. Foi o que aconteceu com os israelitas quando perderam seus bens, seus familiares, sua liberdade e foram levados cativos para a Babilônia. Pensando no que lhes havia acontecido, penduraram suas harpas nos salgueiros e não conseguiam mais louvar a Deus.
  2. Todavia, se vocês experimentam também as grandes ações de Deus e pensam na grande obra que Deus realiza na vida de cada um, o sentimento passa a ser de alegria e louvor, à semelhança dos mesmos israelitas quando voltaram do cativeiro da Babilônia. Eles diziam: “Grandes coisas o Senhor fez por nós e por isso estamos alegres”.

Desenvolvimento

  1. Precisamos sempre estar atentos e lembrar que a vida neste mundo é constituída tanto por experiências negativas quanto positivas. Pensar apenas nos problemas, dificuldades e adversidades não é uma boa opção. Pensar apenas nas vitórias, conquistas e êxitos não nos é permitido. Então, o segredo é achar o ponto de equilíbrio entre essas duas experiências opostas. E o segredo é sempre ver também as grandes obras que Deus vez por outra faz em nosso viver diário.
  2. Além das grandes obras materiais que Deus tem realizado e nas quais sempre devemos pensar, também existem as grandes obras espirituais operadas em nosso viver.

2.1. Por exemplo: o grande amor de Deus por nós. Além de afirmar que Deus é amor e de revelar que Deus amou o mundo, a Bíblia também declara que é grande seu amor por nós: “Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões” (Efésios 2.4,5). O apóstolo João deixou escrito: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus” (I João 3.1). Esse amor é grande quanto ao tempo (infinito), quanto às exigências  (incondicional)  e quanto aos destinatários  (universal).

2.2. Outro exemplo: a grande salvação que nos concedeu. Além de declarar a proteção, a libertação, a prosperidade, o cuidado diário, as consolações, a Bíblia revela que dele também recebemos uma grande salvação: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hebreus 2.3). A nossa salvação é grande porque somos grandes pecadores, porque grande é seu alcance (o mundo) e grande é a sua duração (a eternidade).

  1. Assim como os israelitas que voltaram da Babilônia diziam que Deus havia feito grandes coisas por eles, razão porque estavam alegres, assim também não faltam grandes coisas na nossa vida para que nos alegremos se nelas também pensamos. Uma vez fiquei impressionado quando vi pela primeira vez uma frase bordada atrás da cadeira do motorista de um ônibus. A frase dizia: “Não diga para Deus o tamanho dos seus problemas. Diga para os seus problemas o tamanho do seu Deus”. Nosso Deus é grande e grandes são obras que faz por nós.

Conclusão

Se Deus é grande, como afirmou o salmista várias vezes, suas grandes ações são percebidas não apenas na grandeza do universo ou na grandeza das cataratas ou na grandeza dos oceanos... Aliás, à semelhança do salmista, nós também só vamos dizer que Deus é grande se percebermos e pensarmos nas grandes obras que tem realizado em nossa vida. Então, se Deus tem feito grandes obras na sua história, diga comigo agora: “Deus é grande”.