219. Escatologia Perturbadora

II Tessalonicenses 2.1-3

ESCATOLOGIA PERTURBADORA

Introdução

  1. Ao ter proclamado as mensagens escatológicas sobre o fim do mundo e da volta de Jesus Cristo, mesmo que essa não fosse sua intenção, o apóstolo Paulo constatou que essas mensagens haviam produzido perturbação na vida de pessoas, que não entenderam o que ele havia pregado.
  2. Imaginem vocês as pessoas que hoje estejam vivendo situações dramáticas como secas e enchentes, terremotos e furacões, conflitos e guerras, pestes e pragas ouvirem que o mundo está acabando e Jesus está voltando, como vez por outra acontece em algum lugar. Não há como essas pessoas não ficarem perturbadas, amedrontadas, aterrorizadas, principalmente com a chegada do Juízo Final.
  3. Por isso, depois de escrever a primeira carta mencionando esses e outros assuntos escatológicos, imediatamente o apóstolo se interessou em esclarecer que a volta de Jesus Cristo e o fim do mundo não irão acontecer tão breve como eles estavam supondo e nem irão  ocorrer sem que determinados acontecimentos venham primeiro. Ele escreveu: “Irmãos, não vos perturbeis como se o dia de Jesus Cristo já estivesse perto e ninguém vos engane...”

Desenvolvimento

  1. Se nós não considerarmos as recomendações do apóstolo também em nossos dias, estaremos sujeitos a nos enganar, a enganar os outros e a gerar um clima de perturbação e posterior frustração que não correspondam à verdade dos fatos.

1.1. Poderá acontecer conosco o que aconteceu aos cristãos dos primeiros séculos, os quais, diante das perseguições que sofriam, tinham a irreal expectativa de que Jesus estava vindo para libertá-los do império romano, conforme testemunhos de Justino Mártir, Irineu, Hipólito e Eusébio, o que não aconteceu (Harald Schaly, Breve História da Escatologia Cristã, Juerp, 1986 pg. 13 a 17).

1.2. Poderá acontecer conosco as consequências que foram registradas por historiadores, por volta do ano 500, a respeito das decepções e esfriamento da fé, depois de um período de perturbação e frustração. Mundanismo, corrupção e hipocrisia caracterizaram o que foi chamado de “grande retrocesso do cristianismo” (Kenneth Scott Latourette, História del Cristianismo, CPB, 1958, pg. 329-333).

1.3. Poderá acontecer conosco o que correu no ano de 999, final do primeiro milênio. Um historiador escreveu sobre as perturbações ocorridas na época: “As igrejas, as portas dos mosteiros, os conventos e as catedrais eram constantemente assediados por multidões que reclamavam confissão e absolvição. Missas de absolvição geral, numa época quando o cristianismo era uma única fé, eram celebradas de dia e de noite, com multidões de pessoas incapazes de entrar e que ficavam em pé fora das grandes portas” (Carlos Berlitz, 1999 Dia do Juízo Final, Editora Record, 1981, pg. 18).

  1. O terremoto de Lisboa, em 1755, o Dia Escuro de 1780, a chuva meteórica de 1783, o cometa que cruzou os céus em 1843 – tudo isto fez com que um líder religioso chamado Guilherme Muller anunciasse a volta de Jesus Cristo para 1844, gerando muita perturbação emocional nas pessoas, as quais se deslocaram para o alto das montanhas, vestidas de branco, para receberem Jesus. Como não ocorreu o previsto, as multidões voltaram humilhadas com decepção espiritual e esfriamento da fé (Harald Schaly, Breve História da Escatologia Cristã, Juerp, 1986 pg. 40,41). Um grupo insistiu na expectativa, marcou nova data, reinterpretou a previsão e fundou uma nova igreja que até hoje continua fazendo as mesmas mensagens.

Conclusão

Para que não houvesse perturbações a propósito das mensagens escatológicas, o apóstolo Paulo chegou ao ponto de afirmar que a vinda de Jesus não estaria tão próxima como alguém poderia imaginar. Mais ainda: ela não irá ocorrer senão ao final de uma série de eventos que estão previstos, inclusive para uma determinada geração, que não sabemos qual será. Por isso, é prudente não se deixar levar por mensagens com datas marcadas, exploração de eventos dramáticos na natureza e intenção de explorar a fé simples dos crédulos. Em vez de perturbação, as mensagens escatológicas devem gerar paz em nosso coração, por mais que pareça que Jesus está voltando e o mundo esteja acabando. Sua volta será nossa redenção.