25. Salvação de Um Religioso

Atos 10.1-6; 11.12-14

Introdução

  1. Se há um país onde existem muitas pessoas religiosas esse país é o Brasil.
  • O Censo do IBGE de 2010: Católicos – 64,6%; Evangélicos – 22,2 %; Espíritas – 2,00%; Umbanda e Candomblé – 0,3%; Outras religiões 1,6% = 90,7%.
  • Visível na multiplicação dos templos, desde os mais suntuosos com assento para milhares de pessoas até os de porta comercial. alugado para 20 a 30 pessoas, que reúnem pessoas de todas as classes sociais, escolaridade, profissões e cor.
  1. Penso que a maioria dessas pessoas religiosas está buscando principalmente a salvação eterna. Buscam conforto nas tribulações, alegria nas tristezas, alivio nas aflições, harmonia nos conflitos familiares, libertação dos vícios e prosperidade financeira no lugar da pobreza, mas acima de tudo desejam ter a salvação eterna.
  2. Todas essas pessoas me lembram esse homem cuja história está aqui registrada na Bíblia, chamado Cornélio, que recebeu o apóstolo Pedro em sua casa e que ouviu falar sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Desenvolvimento

  1. Podemos constatar a religiosidade de Cornélio, militar do exército romano, nas seguintes atitudes aqui descritas: piedoso e temente a Deus, caridoso, praticante de orações.
  • Sua religiosidade era tão profunda e sincera que chegou a ter a visão de um anjo trazendo uma mensagem de Deus.
  • Esse anjo lhe disse que se queria a salvação eterna deveria chamar o apóstolo Pedro em sua casa, para que lhe dissesse palavras sobre como ter o que desejava.
  1. Pedro apóstolo estava em Jope, outra cidade distante alguns quilômetros, explicando a outras pessoas como também poderiam ter uma experiência com Jesus Cristo.
  • Teve uma visão, ao meio dia, de que deveria ir à Casa de Cornélio, para que lhe ensinasse o que fazer para escapar do inferno e ir para o céu.
  • Cornélio recebeu a comitiva enviada por Cornélio e para sua casa se dirigiu.
  • O apóstolo Pedro foi recebido com devoção religiosa, pois Cornélio se ajoelhou aos seus pés, mas fez questão de corrigir o erro religioso que Cornélio estava cometendo.  
  1. Tendo diante de si as pessoas convidadas por Cornélio (amigos, parentes e vizinhos), começou a pregar sobre Jesus.
  • Resumo de sua pregação – 10.34-43
  • Reação de Cornélio e de outras pessoas: queremos receber Jesus em nosso coração, como nosso Salvador.
  • Confirmação do Espírito Santo – 10.44,45; Efésios 1.13.

Conclusão

  1. Por mais que fosse religioso, aquele homem precisava receber Jesus em seu coração para ter a salvação eterna. Foi o que ele fez, ganhando também a identidade de filho de Deus. (João 1.12).
  2. Você igualmente quer ter a salvação eterna? Seu temor a Deus, sua caridade, suas devoções, suas práticas são importantes e tem sido observada por Deus, razão porque também quer que você receba Jesus Cristo em sua vida, tendo a garantia da salvação eterna (I João 5.13). Quer fazer isto agora?