Efésios 2.20
A PEDRA PRINCIPAL
Introdução
- Nos dias atuais, quando alguém inicia a construção de uma casa ou um prédio, depois de limpar a respectiva área, deve iniciar essa construção fazendo o que se chama de alicerce de concreto, sobre o qual serão colocados os tijolos ou lajotas. Esse alicerce pode ser feito diretamente sobre o terreno, pode ser feito sobre sapatas ou deve ser feito sobre pilares que são introduzidos no solo, cuja profundidade depende da altura do prédio.
- Nos dias antigos, quando não se fazia concreto, os construtores usavam pedras para formar o alicerce de uma casa ou prédio. Essas pedras eram colocadas sobre o terreno como base sobre a qual outras pedras eram postas. A primeira dessas pedras era chamada de “pedra principal” ou “pedra angular” porque era a que ficava na esquina da casa ou prédio, dando o ângulo que as outras pedras teriam na formação do alicerce, determinando o formato da construção.
- Ocorre, todavia, que minha intenção nesta oportunidade não é explicar esses detalhes da engenharia, inclusive porque nem tenho essa formação acadêmica, nem a prática de construtor e vocês não estão querendo construir uma casa ou um prédio. Minha intenção, que também é a do texto bíblico ao mencionar o assunto – minha intenção é espiritual, para falar sobre Jesus Cristo, considerado a principal pedra de esquina na formação de um casa ou edifício espiritual, que somos todos nós juntos ou individualmente.
Desenvolvimento
- Embora Jesus Cristo seja apresentado na Bíblia como Salvador, Senhor, Rei, Leão de Judá, Raiz de Davi, Estrela da Manhã, Alfa e Ômega, Caminho, Verdade, Vida, Bom Pastor, a Porta, a Bíblia também fala de Jesus como a Pedra Principal.
- Isto significa que em termos de religião, a sua vida espiritual e sua salvação eterna precisam ter uma base firme, segura, inabalável e que defina com segurança e certeza o que irá acontecer.
2.1. Neste texto, a Bíblia diz que sua vida e sua salvação devem estar firmada sobre os profetas e apóstolos. Em figura de linguagem isto quer dizer a Bíblia. Pensem junto comigo: o que acontece com uma casa construída sem alicerce? As paredes caem, sejam elas de tijolos ou de qualquer outro material.
2.2. Mais ainda, além de estar fundada sobre a Bíblia, sua vida e salvação precisam estar firmadas sobre a pedra chamada Jesus Cristo. Pensem novamente comigo: o que acontece com uma casa construída sobre areia ou terra, sem um alicerce? Ela vai ruir. Vai desabar. Vai cair.
- Se você tiver uma religião firmada na Bíblia e em Jesus Cristo, certamente você terá perdão dos seus pecados. Certamente você terá alivio e descanso. Certamente você terá paz e alegria. Certamente você terá proteção, transformação, libertação, prosperidade. Certamente você tem garantida a sua salvação eterna.
- É claro que nem toda religião tem a Bíblia e nem Jesus Cristo como base e fundamento. Aliás, essa é uma verdade comentada na própria Bíblia, através do apóstolo Pedro: “Chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados”.
Conclusão
Quando vocês forem construir uma casa ou um prédio, recomendo que de imediato contratem um engenheiro e um construtor que sejam competentes e sigam os critérios que garantam a obra de vocês. Todavia, ao pensarem na vida espiritual de vocês e na salvação eterna, tenham a Bíblia e Jesus Cristo como base e fundamento da fé, por mais que a Bíblia e Jesus Cristo sejam rejeitados por quem quer que seja.