202. A Pedra Principál

Efésios 2.20

A PEDRA PRINCIPAL

Introdução

  1. Nos dias atuais, quando alguém inicia a construção de uma casa ou um prédio, depois de limpar a respectiva área, deve iniciar essa construção fazendo o que se chama de alicerce de concreto, sobre o qual serão colocados os tijolos ou lajotas. Esse alicerce pode ser feito diretamente sobre o terreno, pode ser feito sobre sapatas ou deve ser feito sobre pilares que são introduzidos no solo, cuja profundidade depende da altura do prédio.
  2. Nos dias antigos, quando não se fazia concreto, os construtores usavam pedras para formar o alicerce de uma casa ou prédio. Essas pedras eram colocadas sobre o terreno como base sobre a qual outras pedras eram postas. A primeira dessas pedras era chamada de “pedra principal” ou “pedra angular” porque era a que ficava na esquina da casa ou prédio, dando o ângulo que as outras pedras teriam na formação do alicerce, determinando o formato da construção.
  3. Ocorre, todavia, que minha intenção nesta oportunidade não é explicar esses detalhes da engenharia, inclusive porque nem tenho essa formação acadêmica, nem a prática de construtor e vocês não estão querendo construir uma casa ou um prédio. Minha intenção, que também é a do texto bíblico ao mencionar o assunto – minha intenção é espiritual, para falar sobre Jesus Cristo, considerado a principal pedra de esquina na formação de um casa ou edifício espiritual, que somos todos nós juntos ou individualmente.

Desenvolvimento

  1. Embora Jesus Cristo seja apresentado na Bíblia como Salvador, Senhor, Rei, Leão de Judá, Raiz de Davi, Estrela da Manhã, Alfa e Ômega, Caminho, Verdade, Vida, Bom Pastor, a Porta, a Bíblia também fala de Jesus como a Pedra Principal.
  2. Isto significa que em termos de religião, a sua vida espiritual e sua salvação eterna precisam ter uma base firme, segura, inabalável e que defina com segurança e certeza o que irá acontecer.

2.1.  Neste texto, a Bíblia diz que sua vida e sua  salvação devem estar firmada sobre os profetas e apóstolos. Em figura de linguagem isto quer dizer a Bíblia. Pensem junto comigo: o que acontece com uma casa construída sem alicerce? As paredes caem, sejam elas de tijolos ou de qualquer outro material.

2.2.  Mais ainda, além de estar fundada sobre a Bíblia, sua vida e salvação precisam estar firmadas sobre a pedra chamada Jesus Cristo. Pensem novamente comigo: o que acontece com uma casa construída sobre areia ou terra, sem um alicerce? Ela vai ruir. Vai desabar. Vai cair.

  1. Se você tiver uma religião firmada na Bíblia e em Jesus Cristo, certamente você terá perdão dos seus pecados. Certamente você terá alivio e descanso. Certamente você terá paz e alegria. Certamente você terá proteção, transformação, libertação, prosperidade. Certamente você tem garantida a sua salvação eterna.
  2. É claro que nem toda religião tem a Bíblia e nem Jesus Cristo como base e fundamento. Aliás, essa é uma verdade comentada na própria Bíblia, através do apóstolo Pedro: “Chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados”.

Conclusão

Quando vocês forem construir uma casa ou um prédio, recomendo que de imediato contratem um engenheiro e um construtor que sejam competentes e sigam os critérios que garantam a obra de vocês. Todavia, ao pensarem na vida espiritual de vocês e na salvação eterna, tenham a Bíblia e Jesus Cristo como base e fundamento da fé, por mais que a Bíblia e Jesus Cristo sejam rejeitados por quem quer que seja.