II Coríntios 2.15
PERFUME DE MULHER
Adônia Almeida Belchior
Introdução
- Hoje, em nosso país, temos muitas mulheres em várias atividades: na política, na saúde, no magistério, nas empresas, na polícia, na justiça, no pastorado...
- Nesses lugares onde se encontram, as mulheres são como flores num jardim exalando seu perfume, isto, sua influência. A esse propósito, no livro de Cantares, o autor descreve a figura da mulher exalando um perfume agradável e a compara como uma flor no jardim, que poderia ser aloés, rosa, dálias, jasmim, lavanda, orquídea, papoula, tulipa...
- Aqui onde estamos hoje há um jardim do Senhor cheio de flores, que somos nós. Nosso jardineiro tem um grande amor especial por nós, principalmente pelo perfume que podemos exalar.
Desenvolvimento
- Confirmando esta ideia, o texto de coríntios diz que “para Deus somos o bom perfume de Cristo”.
- Sendo assim, considerando a influência que podemos exercer. é hora de exalarmos esse perfume especial que temos como mulher para outras pessoas.
- Através do conhecimento próprio. Em I Coríntios 11.28:” examine-se o homem a si mesmo” ...
- Quais são os meus sentimentos em relação aos meus familiares, vizinhos, irmãos em Cristo?
- O que devo mudar em mim?
- O que devo fazer para melhorar o relacionamento familiar, na igreja e na sociedade?
- O que se passa no meu interior? Jesus disse: “O que sai da boca vem do coração”.
O salmista no seu exame interior reconhece que Deus não havia mudado. Ele é quem estava enfermo e precisava de cura. Esta cura está vinculada ao seu relacionamento com Jesus.
Assim, através do exame próprio, o seu perfume de mulher será exalado.
- Através da meditação na Palavra de Deus.
Salmo 119.11: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmo 119.105: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Para se meditar na Palavra é necessário esperar tempo: tem o para ler, tempo para refletir, tempo para reconhecer seus erros, defeitos, atitudes impensadas, palavras ditas nas horas erradas, tempo para orar e pedir perdão a Deus. Certamente será perdoada, porque Deus é longânimo, perdoador e misericordioso diante de um coração quebrantado.
Assim o seu perfume de mulher será exalado e sentido pelos familiares, igreja e sociedade de um modo geral.
- Através da obediência ao Senhor. Tem um exemplo: Jesus foi obediente até a morte de Cruz. Em Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...”
- Este continua sendo o maior compromisso espiritual da mulher que tem sob a sua responsabilidade a educação dos seus filhos, orientação dos seus netos, porque se eles são preciosos para você, mulher, muito mais para Deus. Ensinar os preceitos do Senhor, falar do amor de Deus, que é maior do que a vida. Anunciar que este amor suplantou a morte e oferece a vida eterna com Jesus e Deus Pai.
- Falar aos amigos, aos vizinhos, desse amor de Deus, que enviou Jesus e que pagou o preço pela nossa salvação e nos oferece a vida abundante e vida com alegria, pois “Jesus é a nossa alegria”.
Anunciar essas palavras do amor de Jesus por nós é como cheiro suave e certamente o seu perfume de mulher obediente será exalado e sentido.
- Através do perdão o perfume de mulher se evidencia. Perdoar não é fácil, mas Jesus nos ensinou o perdão. Ele nos perdoa de todos os nossos pecados. Em I João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Esaú perdoou a Jacó. O pai perdoou o filho pródigo., José perdoou seus irmãos. Ângela Hunt nos diz? “Jesus nos dá o perdão para que possamos estendê-lo aos outros”.
Vamos exalar esse perfume também.
- Através da gratidão o perfume de mulher será exalado. Como é dura a ingratidão. Só quem já passou por uma situação dessa sabe o quanto dói ao coração, o quanto magoa. A gratidão é um sentimento de grande valor. Em Mateus 26 está narrado: “Estando Jesus em Betânia, aproximou-se dele uma mulher, com um vaso de alabastro, com perfume de grande valor e derramou-lhe sobre a cabeça...” Essa mulher interrompeu um jantar onde predominava a presença masculina, mas ela queria fazer uma boa ação e ao mesmo tempo queria demonstrar sua gratidão a Jesus, o seu amor, por palavras e atitudes. E o fez de forma peculiar com um vaso caro e tendo dentro um perfume mais caro ainda. Derramou sobre a cabeça de Jesus. Com essa atitude ela estava rompendo com a ingratidão que muitas vezes existe em nossa vida. Ali, com aquele ato, ela testemunhou que Jesus era especial, precioso.
Deus ama a pessoa que nutre no seu coração esse sentimento grandioso. Gratidão é atitude natural de quem conhece a Deus. “A palavra de Cristo de Cristo, com toda sua riqueza, viva no coração de vocês. Ensine, instruam uns aos outros, com toda sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções sagradas; louvem a Deus corações agradecidos” (Colossenses 3.16)
Demonstrar gratidão pode ser feito através de um sorriso, atitudes de bondade para quem precisa, palavra de encorajamento e apoio, um abraço.
Conclusão
Imprimindo essas atitudes ao nosso caráter certamente exalaremos um perfume de mulher, mas não será um perfume qualquer e sim o perfume de Cristo que habita em nossas vidas.