Atos 10.10,11; 22.17,18
EXPERIÊNCIAS SOBRENATURAIS
Introdução
- Nunca deixou de existir no meio cristão pessoas que desejam ter experiências sobrenaturais, principalmente as de visões celestiais ou de ouvir vozes angelicais. A principal motivação é a certeza de que está vivendo uma genuína experiência com Deus.
- Nesse sentido, os dois textos lidos realmente mostram dois grandes apóstolos, de posição teológica conservadora, relatando que tiveram esse tipo de experiência. Pedro diz que “viu o céu aberto” e que “ouviu uma voz”. Paulo apóstolo diz que “viu e ouviu Jesus que falava com ele”.
- Em virtude deste assunto se tornar consequentemente sujeito a controvérsias e heresias, levando crentes a correr o risco de viver experiências perigosas em termos espirituais, acredito que a melhor maneira de lidar com ele é estudar profundamente suas referências dentro e fora da Bíblia.
Desenvolvimento
- Dentro das páginas da Bíblia, realmente são feitos vários registros de experiências semelhantes a estas dos apóstolos Pedro e Paulo. Leiamos os respectivos textos: Daniel 8.18; Ezequiel 1.28; Apocalipse 1.9,10; 4.2; 17.3; 21.10.
- As palavras originais usadas na Bíblia para descrever essas experiências significam entrar em “transe”, achar-se em “êxtase”, ter um “frenesi”, ser “arrebatado”. É uma experiência de perda dos sentidos físicos.
- Nas interpretações psiconeurológicas, a pessoa entra num “estado alterado da consciência”. A pessoa deixa de perceber a realidade física que está diante de si através dos cinco sentidos e entra numa outra realidade sobrenatural.
- Em Psiquiatria, pessoas que tem delírio e alucinações são consideradas pessoas com “estado alterado da consciência”. A pessoa tem pensamentos diferentes da realidade e tem percepções sem nenhum objeto real. Todavia, para essas pessoas, as experiências existem verdadeiramente.
- Em termos médicos, para lidar com a realidade sensorial, a pessoa o faz através do cérebro, que controla a consciência da pessoa. Para ter um funcionamento normal, o cérebro necessita das quantidades adequadas de oxigênio e glicose, entre outras substâncias químicas conduzidas pela corrente sanguínea. Certas doenças podem afetar o funcionamento do cérebro, assim como o uso de drogas.
- Existem relatos de experiências que provocam o estado alterado da consciência intencionalmente. Neste caso, a consciência é alterada através de hipnose, substâncias psicoativas, exercícios de respiração, rituais religiosos, luzes, cores e sons descontrolados, possessão demoníaca.
- Voltando às experiências descritas nas páginas da Bíblia, o principal detalhe que antecede e acompanha os casos foi a atitude de estar em oração, buscando ter comunhão com Deus.
7.1. O que esses crentes queriam era desfrutar da presença de Deus através da oração e não o estado alterado de consciência com a realidade física que os cercava.
7.2. A experiência que eles tiveram foi uma consequência, um resultado, um efeito dessa atitude de orar, de ter comunhão com Deus, de estar na presença do Pai Celestial.
7.3. A maioria de todos os outros casos de oração registrados nas páginas da Bíblia não teve essa consequência, esse resultado, esse efeito.
Conclusão
- Estados alterados de consciência não são apenas experiências espirituais saudáveis que, por também estarem registradas na Bíblia, devam ser intencionalmente buscados, como prova de verdadeira experiência sobrenatural.
- Existem os mais diferentes tipos de estados alterados da consciência, os quais, por isso, precisam ser examinados com cuidado e diagnosticados corretamente. Alguns são provocados, outros precisam de medicação e existem até os que são demoníacos. Também por isso, termino com o que realmente está recomendado na Bíblia para ter comunhão com Deus, através de Jesus Cristo: “Orai sem cessar”.