Formatura 12 - Pedagogia

FORMATURA – FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIUBE, 2009, AFONSO CLÁUDIO, ES.

Mateus 22.29

"NÃO PODEMOS ERRAR EM RELIGIÃO"

Introdução

  1. Em sala de aula, três situações, entre outras, podem levar os alunos a cometerem erros: falta de interesse, deficiências de aprendizagem e professores desmotivados.
  2. Em religião, Jesus ensinou que pessoas estão cometendo erro por não conhecerem as Escrituras. Vou ler o texto onde está esse ensino de Jesus.

Desenvolvimento

  1. A propósito dessa verdade ensinada por Jesus, recordo que no ano passado, quando estava ministrando o culto de ação de graças por aquela formatura, errei o nome de uma pessoa ao citar seu testemunho cristão.

1.1. Errei porque estava na mesma época fazendo pesquisas sobre Albert Einstein e em vez de dizer Augusto Cury, eu disse Alberto Cury. Foi um lapso de memória.

1.2. Só depois percebi que havia errado o nome do intelectual citado. Tive duas reações: sentir preocupação pelo que os outros iriam pensar a meu respeito ou me confortar pelo fato de que não é tão raro pessoas errarem o nome umas das outras, mesmo que isso cause algum constrangimento. Disse a mim mesmo: “Edson, você só não pode errar o nome de Jesus Cristo quando estiver falando sobre assuntos religiosos”.

  1. Não podemos errar ao pronunciar o nome de Jesus Cristo porque a Bíblia faz algumas afirmações singulares sobre ele.

2.1. A Bíblia ensina em Atos 4.12: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”.

2.2. A Bíblia insiste em declarar em I Timóteo 2.5: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.

2.3. A Bíblia culmina essa verdade em Filipenses 2.9-11: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.

Conclusão

Em sala de aula, mesmo que vocês procurem despertar interesse, mesmo evitando as deficiências de aprendizagem e mesmo estando motivados a fazer o melhor, também estarão sujeitos a cometer erros quanto a determinados conteúdos, pois todos nós somos imperfeitos.

Todavia, em termos de religião, onde quer tenham a oportunidade de falar sobre perdão, arrependimento, transformação, paz, alivio, transformação, prosperidade, vida eterna vocês não podem errar o nome de Jesus Cristo.