27. Quero de Volta o que é Meu

I Samuel 30.19

 Introdução

  1. “Quero de volta o que é meu” é uma expressão de um cântico que fala de pessoas que perderam planos, sonhos, alegrias. Em vez de entrarem em desespero, depressão ou blasfêmias, uma vez passando pela experiência de perder objetos, bens e pessoas, essas pessoas se colocam diante de Deus, em súplica cantada, pedindo que Deus lhes restituam aquilo que um dia tiveram.
  2. Essa foi exatamente a experiência de Davi. Não imaginando que poderia ser atacado por seus inimigos, ele deixou seus familiares, seus bens e sua honra sem a devida proteção, sem o necessário cuidado, sem a imprescindível segurança. Então, o inimigo se aproveitou de sua ausência, roubou seus bens tomou sua família e vilipendiou sua honra.
  3. O que fez? Colocou-se diante de Deus em orações e súplicas, pedindo que Deus lhe restituísse tudo o que havia perdido. Deus atendeu seu clamor.

 Desenvolvimento.

  1. Também para mostrar a importância de recuperarmos o que nos seja precioso, Jesus Cristo contou três parábolas, que foram registradas no evangelho de Lucas, no capítulo: da moeda perdida, da ovelha perdida e do filho perdido.

1.1. Na primeira, a mulher era possuidora de dez modas. Na hora de pegá-las, uma delas escapou de suas mãos, rolou pelo chão e como era noite não viu para aonde foi. Ela então acendeu uma luz, pegou vassoura e procurou até acha-la.

1.2. Na segunda, o pastor tinha 100 ovelhas e ao contá-las no aprisco, verificou que faltava uma. Deixou as 99 e foi procura-la até achar.

1.3. Na terceira, um pai vê seu filho seduzido e enganado pelos prazeres do mundo, vivendo uma vida de miséria no lamaçal da vida. Ele não desistiu do seu filho, mesmo que tivesse outro. Esperou que seu filho voltasse e o recebeu de volta.

  1. Presta atenção ao que vou lhe dizer agora: Deus pode lhe dar de volta algo precioso que você tenha perdido e pode até lhe outra coisa no lugar, todavia o melhor é que você faça tudo que esteja ao seu alcance para não perder objetos, bens e pessoas que lhe são preciosas, principalmente valores espirituais.

2.1. Exemplos: Não perca oportunidades. Não perca sua reputação. Não perca seu trabalho. Não perca sua família. Não perca seu dinheiro. Não perca sua igreja. Não perca principalmente sua oportunidade de ter a salvação eterna.

2.2. Acredite: se você se deixar levar pelos vícios (beber, fumar, jogar, usar drogas) você estará sujeito a perdas irreparáveis.

2.3. Acredite: se você permitir que os prazeres da carne determinem suas ações, você está sujeito a amargas perdas irrecuperáveis.

2.4. Acredite: se você deixar que sua vaidade, sua autossuficiência, sua petulância, suas arrogâncias influenciem seu agir você está sujeito a perdas incobráveis.

2.5. Acredite: se você permitir que a voz do diabo e seus espíritos lhe digam o que fazer você estará sujeito a perdas inacreditáveis.

 Conclusão

  1. Daqui a pouco nós vamos cantar, mas antes quero orar com você. Fazendo três pedidos:

1.1. Suplicar a Jesus que ajude você a recuperar algo que tenha perdido, dando-lhe orientações sobre como fazer.

1.2. Suplicar a Jesus que lhe conceda algo, como compensação, no lugar do que você perdeu e não vai mais ter de volta.

1.3. Suplicar a Jesus que o ilumine para que você valorize o que tem, de modo a nunca perder

  1. Vou orar, como Davi fez, porque somente Jesus Cristo tem todo o poder no céu e na terra para lhe dar o que você necessita. Ele  também quer perdoar seus pecados e lhe dar a salvação eterna.