12. Nós Dois e Deus

Eclesiastes 4.9-12

NÓS DOIS E DEUS

Introdução

  1. Salta inevitável aos olhos de quem lê este texto, o objetivo do autor bíblico de acentuar, repetidamente, a relevância da companhia de duas pessoas. Uma relevância aplicável ao casamento, principalmente porque duas pessoas se casam para ficar juntas.
  2. Então, repentinamente, depois de acentuar essa importância de duas pessoas serem unidas, o autor usa uma figura de linguagem para falar de uma terceira pessoa. A expressão “o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”, inegavelmente fala de uma terceira pessoa e, neste caso, a maioria dos intérpretes conclui que se trata da presença de Deus. Se a união entre duas pessoas é uma experiência resistente às adversidades da vida, essa união se torna ainda mais resistente com a presença de Deus.

Desenvolvimento

  1. Por mais que respeitemos as pessoas que fazem a escolha de viver sozinhas, uma escolha que tem sido cada vez maior, conforme as últimas estatísticas, o texto bíblico diz que o “melhor é serem dois do que um”.

1.1. Sobre os que estão escolhendo viver sozinhos no Brasil, principalmente porque acreditam ter mais independência, privacidade e liberdade na vida, as últimas estatísticas informam que “em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil saltou de 10,4% para 14,6% da população, segundo o IBGE. Os dados são um recorte de 2005 para 2015”. Analisando esse fenômeno social de escolha e seu crescimento estatístico, um psicanalista disse: “É possível ser feliz sozinho” (https://www.depropositocomunica.com/single-post/2019/05/13/cerca-de-30-milh%C3%B5es-de-brasileiros-preferem-viver-sozinhos-e-s%C3%A3o-mais-felizes-afirma-pesq).

1.2. Sobre a escolha de serem dois, principalmente através do casamento, esta atitude conta com o parecer favorável de Deus quando criou o homem e a mulher, de acordo com a Bíblia. Depois de ter criado tudo e de ter feito apenas o homem, vendo o que acontecia com sua obra, Deus concluiu: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2.18). Como consequência fez a mulher, cujo principal objetivo era proporcionar companhia.

  1. Seguindo a revelação divina de que os dois juntos no casamento é a melhor opção, o autor do livro Eclesiastes apresentou alguns argumentos. Os argumentos mencionados por ele foram: mais recursos financeiros, suporte emocional nas quedas, calor humano crescente, maior resistência aos adversários. Outros argumentos já experimentados por outros casais são: cumplicidade em decisões, aliança para alcançar objetivos, amizade confiável, desfrute de cuidados contínuos, preenchimento do silêncio da solidão, experiência do amor estável, disponibilidade para o sexo, riqueza do perdão e da reconciliação, crescimento psicológico contínuo.
  2. Destacando a presença de Deus, representada na figura do “cordão de três dobras”, tudo o que duas pessoas juntas e unidas podem experimentar ganha ainda mais significado, intensidade, profundidade e riqueza.

3.1. Se você comparar as histórias de casamento que estão registradas na Bíblias e a histórias de casamento publicadas em livros de romance, a principal diferença será a presença de Deus. Desafios, embates, divergências, adversidades, obstáculos, inimigos e problemas todos os casais têm. Nas histórias da Bíblia, nas histórias de Adão e Eva, de Abraão e Sara, de Isaque e Rebeca, de Jacó e Raquel, Davi e Mical, Zacarias e Isabel, José e Maria, Áquila e Priscila, Deus está presente para abençoar as experiências deles.

3.2. Assim como Jesus Cristo esteve presente nas Bodas de Caná e abençoou o casal, suprindo a necessidade imediata que tiveram, são vários os casais aqui presentes, neste momento, que poderiam dar vários testemunhos do que Jesus Cristo lhes proporcionou em várias situações.

Conclusão

Cada um de vocês dois poderia ter escolhido viver sozinho, certamente pensando nos benefícios de uma vida a sós. Todavia, sentindo a atração que os envolveu, desejando estar juntos para sempre e acreditando terem sido orientados por Deus, decidiram pelo casamento, para se completarem um ao outro. Por isso, peço a Deus que os abençoe um ao lado do outro e que desfrutem sempre da presença de Jesus Cristo na vida de vocês.