MENSAGEM PREGADA NA FORMATURA DE ALUNOS DO CURSO DE ENSINO MÉDIO – AFONSO CLÁUDIO – ES.
João 8.12
ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL
Introdução
- Iluminação intelectual é aquela que as pessoas podem ter através de sua formação escolar, desde as primeiras letras até o labor acadêmico nas faculdades.
1.1. Na medida em que vai estudando, seu cérebro também vai sendo estimulado a formar novas conexões neuronais. Com isto, a capacidade de aprender, apreender e compreender vai se expandido.
1.2. George Bernard Shaw, Prêmio Nobel de Literatura, escreveu num comentário irônico: “A maior parte das pessoas não pensa nunca durante a vida. Eu tornei-me uma celebridade internacional pensando três vezes por semana” (O Globo, 16.02.97, Caderno B). Ele queria dizer que precisamos pensar cada vez mais.
- Infelizmente a experiência da iluminação intelectual não tem sido promissora entre os estudantes brasileiros, através das avaliações a que sido submetidos entre outros estudantes de outros países. Os resultados de nossos estudantes na última avaliação, foram: matemática, último lugar; ciências, penúltimo lugar; literatura e interpretação, 37º lugar (Revista veja, 15.12.2004, pg. 121).
- E sobre iluminação espiritual? Qual é o nosso coeficiente? Temos sido inteligentes espiritualmente? Sobre essa iluminação espiritual, O físico Antônio Carlos Alves de Aro, formado em Física e Engenharia Elétrica, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Medicina Nuclear, afirmou: “Nos ambientes onde o público é de cientistas e intelectuais, quase não existo questionamento sobre a parte científica; há, porém, uma grande preocupação com a questão espiritual” (Jornal Batista, 13/10/98, pg. 16).
Desenvolvimento
- Considerando também a relevância da iluminação espiritual além da intelectual, naturalmente surge a indagação sobre como obtê-la. Se ela não é oriunda das salas de aula, onde os professores ensinam outros conteúdos, qual a sua origem?
- No verbete da Wikipédia, enciclopédia virtual, está registrado que é um conceito teológico, isto é, está associado aos estudos sobre Deus e suas relações com o universo e com as pessoas.
2.1. Na teologia do cristianismo, é resultado de uma experiência pessoal com Jesus Cristo, na qual o indivíduo começa com a fé nele exercida, mediante o arrependimento de seus pecados e recebe o Espírito Santo em seu coração.
2.2. Foi por isso que Jesus Cristo dizia às pessoas: “Eu sou a luz do mundo: quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Se a Bíblia ensina que “Deus é luz” e que Jesus é a “expressa imagem de Deus”, consequentemente Ele é a fonte da iluminação espiritual.
2.3. Também a leitura contínua da Bíblia com a iluminação espiritual que Jesus Cristo concede, as pessoas que se tornam crentes vão se tornando cada vez mais inteligentes (Lucas 24.45).
2.4. Quanto mais iluminados espiritualmente mais inteligentes e sábios nós seremos, razão por que Paulo apóstolo orava pelos crentes da cidade de Colossos (Colossenses 1.9).
Conclusão
Posso ter certeza de que ao concluírem seus estudos e estarem hoje se formando, certamente vocês têm um grau de iluminação intelectual suficiente para lhes dar boas notas nas avaliações internacionais, pois vocês provaram que são inteligentes, racionalmente falando. Todavia, meu desejo é que vocês também tenham iluminação espiritual para que possam lidar com as questões cruciais da vida e possam também ganhar a salvação eterna. Para isto, meu convite é para hoje vocês também se tornem crentes em Jesus Cristo e façam da Bíblia seu livro de leitura contínua.