250. As Bênçãos Materiais

Marcos 10.29,30 / Lucas 18.29,30

AS BENÇÃOS MATERIAIS

Introdução

        Inegavelmente Jesus prometeu bênçãos espirituais e celestiais a todos aqueles que nele creem e que se tornam seus discípulos. Essas bençãos celestiais e espirituais foram lembradas por Paulo na carta aos Efésios 1.3.

  1. São celestiais porque tem origem nos céus, de onde vêm toda a boa dádiva e todo dom perfeito - do Pai das luzes.
  2. São espirituais porque são concedidas pelo Espírito de Deus que passa a habitar em nosso espírito, a parte interior da natureza humana: alivio e descanso, paz e alegria, perdão e transformação, conforto e consolação, fé e esperança, ressurreição e vida eterna. Foram relacionadas em Gálatas 5.22.

Desenvolvimento

  1. Ocorre, todavia, que Jesus também incluiu em suas promessas as bênçãos materiais. Em outras palavras: por mais que devêssemos ser espirituais e celestiais, Jesus também se interessou em nos conceder bênçãos materiais, mundo em que vivemos.

1.1. Essa sua sensibilidade para com nossas necessidades materiais pode ser constada em dois momentos quando ele multiplica os pães para as multidões que foram com ele aprender, como Mestre. Depois de ter satisfeito as necessidades materiais e espirituais, Jesus poderia tê-los deixado ir famintos, ensinando até mesmo que já estariam alimentados espiritualmente. Mas não foi assim que ele agiu. Ele supriu a fome daquelas pessoas.

1.2. Quando acentuou a prioridade do reino e Deus, isto é, dos valores celestiais e materiais, Jesus não descartou as necessidades materiais. Ele disse que deveríamos “buscar o reino e Deus em primeiro lugar”, mas acrescentou que Deus nos atenderá também quanto à vestimenta, alimentação e moradia (Mateus 6.25-33).

1.3. Essas bênçãos materiais necessárias foram experimentada pelos primeiros crentes, quando a Bíblia registra a situação em que se encontravam na experiência da primeira comunidade cristã: Atos 2.44,45; 4.34,35.

  1. É preciso, todavia, que ao pretender essas bênçãos materiais que incluem em nossos dias a compra no supermercado, as roupas e calçados para sair, os remédios para a saúde física, o carro, a casa, as viagens para conhecer outros lugares, você perceba uma implicação inevitável.

2.1. Pedro disse: “deixamos tudo e te seguimos”. Isto significa apego a Jesus de tamanho grau que a pessoa é capaz e abrir mão e tudo o que até então tenha sido para ela importante, em termos materiais.

2.2. O contexto fala do moço rico, que não foi capaz de se desprender de suas posses: Marcos 10.21,22.

2.3. Paulo apóstolo, diferentemente, disse que passou a considerar tudo como esterco no objetivo de conhecer a Cristo (Filipenses 3.8,9). Esta relação com Jesus é mais do que crer nele. É enxergar que Jesus Cristo é mais importante do que tudo que alguém possa ter neste mundo em termos de bênçãos materiais.

Conclusão

        Ao terminar, talvez você me pergunte: “Pastor, o senhor está pregando teologia da prosperidade?” Eu esclareço para quem não sabe: a crítica que nós fazemos à teologia da prosperidade está em ensinar que todos os que são fiéis a Deus vão desfrutar principalmente de excelente situação financeira e que devem  ver Jesus Cristo como aquele que vai lhe suprir principalmente as necessidades materiais.  A teologia da prosperidade ignora que o mais importante  são as bênçãos celestiais e espirituais, colocando as bênçãos materiais como as mais importantes. Jesus, por outro lado, diz que os que priorizam as bênçãos celestiais e espirituais também receberão como recompensa as bênçãos materiais.