Lucas 5.1-11
Introdução
- Qualquer um e vocês que se interesse em consultar um dicionário achará o significado de opinião: “Juízo, modo de pensar ou ver, parecer... conceito...teimosia orgulhosa”.
- No que diz respeito à opinião, existem dois tipos de pessoas:
2.1. Aqueles que nunca têm opinião própria; seguem a opinião dos outros, refletindo insegurança, fraqueza, instabilidade.
2.2. Aqueles têm opinião fixa e nunca mudam, refletindo obstinação, inflexibilidade, individualismo.
- Nessa narrativa bíblica, Pedro pode aprender com Jesus que há certos momentos quando uma pessoa só experimenta benefícios ao mudar sua opinião, por mais certeza e confiança que possua, sem que se torne um “Maria Que Vai com as Outras”.
Desenvolvimento
- Tudo começou quando Jesus, diante de uma grande multidão, pediu o barco para que pudesse melhor se comunicar com as pessoas, fazendo do barco e seu púlpito. Ao final, queria retribuir. Sabendo que precisavam de peixe e nada tendo pescado, mandou que fossem mar adentro para uma grande pescaria.
2 Foi nessa hora que Pedro mostrou ser uma pessoa de opinião. Com suas palavras ele estava exibindo sua experiência profissional: conhecia o mar, os peixes, as marés e as luas. Era um experiente especialista: entendia de pescaria. Não iria adiantar nada.
- Então, parou e pensou. Ponderou. Refletiu. Raciocinou. Resolveu, como atitude inteligente, abrir mão de sua opinião, de suas ideias próprias e de sua experiência. Colheu resultados inesquecíveis para testemunhar ao longo da vida.
- A partir da experiência de Pedro, fiquei pensando nas razões por que ele resolveu mudar sua opinião e que também podem ser nossas razões:
-
4.1. Admitiu seu fracasso. Era experiente, havia se esforçado, mas tudo havia sido inútil. Insistir numa idéia que não está dando certo é tolice!
4.2. Priorizou o seu objetivo. O que ele queria realmente? Resposta: peixes. Então se Jesus estava orientando e iria conseguir seu objetivo, então o melhor é fazer o que Jesus estava dizendo, para ter o que desejava.
4.3. Reconheceu a autoridade do outro. Era um especialista, inegavelmente, mas o outros sabia mais do que ele. Quando reconhecemos que outros sabem mais do que nós, então nós ganhamos, principalmente ao reconhecer que Jesus sabe o que faz e o que permite em nossa vida.
- Como resultado, as redes se encheram de peixe, o barco quase foi a pique. Tudo porque fora capaz de mudar sua opinião. Lord Bayron deixou seu nome escrito na história por ter sido um grande poeta. Spurgeon, um pastor do século XIX, informou ter conhecido um homem que na hora de sua morte quase mudou sua opinião sobre Deus, mas disse: “Deverei implorar misericórdia? Não!” Manteve sua posição até a morte, perdendo com isso a oportunidade de ganhar a salvação eterna. Para sermos abençoados, precisamos às vezes abrir mão de nossa opinião!
Conclusão
Ouvindo as orientações de Jesus, você vai ganhar ao mudar sua opinião sobre o pastor, sobre os diáconos, sobre o evangelismo, sobre o amor, sobre os dízimos, sobre a beneficência, sobre o casamento, sobre negócios... Vejam como termina o episódio: “deixaram tudo e seguiram Jesus”. Mude sua opinião pela de Jesus!