Atos 1.8
Introdução
- Donald Trump, que foi presidente dos Estados Unidos, continua notícia diária na mídia internacional por várias razões. Uma delas era a sua atitude de insistir em dizer que a América é para americanos. Por isso ele quis aumentar o cumprimento do muro que separa o México e diminuir os vistos de entrada para imigrantes.
- Essa maneira de pensar e agir ganha seu respectivo adjetivo. Quando as pessoas só pensam em seu bairro, são chamadas de bairristas; em sua região, regionalistas; em sua nação, nacionalistas. Hitler mandou matar milhões de pessoas que não eram arianas porque queria a Alemanha apenas para os alemães.
- Jesus Cristo, ao contrário, tem uma visão mundial e universal, razão por que Ele abriu as portas do céu para todos e determinou que o evangelho fosse pregado às pessoas de todas as nações.
Desenvolvimento
- Essa visão de Jesus começou a ser mostrada quando Deus se dirigiu a Abraão e determinou que nele fossem benditas todas as famílias da terra (Genesis 12.3). Confirmou quando inspirou João apóstolo, a escrever o texto de João 3.16: “Deus amou o mundo...” Culminou ao mostrar no Apocalipse, a salvação de pessoas de todas as raças, tribos, povos e nações: Apocalipse 7.9.
- É por causa dessa visão mundial e universal que os brasileiros hoje ouvem o evangelho, experimentam a conversão e, quando morrem, vão para o céu também.
2.1. Quando os católicos chegaram ao Brasil em 1.500, vieram para apoiar o programa expansionista político-financeiro de Portugal no novo mundo, colonizando um novo povo. Usando a religião como ferramenta, batizavam as pessoas sem pregação do evangelho, sem que houvesse arrependimento, fé e salvação. Bastava apenas que fôssemos mais uma colônia de Portugal.
2.2. Quando os crentes batistas chegaram em 1880, vieram exclusivamente para pregar o evangelho, batizar os convertidos e garantir a ida pelo céu através de Jesus Cristo. Não queria que os crentes fossem americanos, mas cidadãos celestiais.
2.3. Com essa visão de fazer com que mais e mais pessoas estejam no céu, os brasileiros protestantes e evangélicos prosseguiram na obra missionária, procurando chegar ao maior número de países do mundo. O objetivo é fazer com que realmente pessoas de todas as raças, tribos, povos e nações estejam diante de Jesus Cristo na eternidade.
Conclusão
- Numa parábola que Jesus Cristo narrou sobre um rei que convidou muita gente importante que não atendeu ao seu chamado, o rei mandou que fossem convidadas pessoas sem valor, sem prestígio e marginalizadas, dizendo que insistissem até que a sua casa se enchesse.
- Com essa parábola, Jesus quis dizer que Deus quer o céu cheio de pessoas de todos os tipos, cor, posição social e culturas, mesmo que se sintam indignas. Pessoas que creiam em Jesus, mediante o arrependimento de seus pecados.
- Antes de terminar, permita-me afirmar-lhe: esse convite de Deus para todas as pessoas do mundo também inclui você. Quer ir para o céu quando chegar sua hora de partir deste mundo?