Atos 24.24-27
OPORTUNIDADE PERDIDA
Introdução
Por diversas vezes tenho dito a várias pessoas que oportunidades não se perdem. No entanto, é exatamente isto que tem acontecido com muitas pessoas, principalmente quanto à oportunidade de se tornarem crentes em Jesus Cristo. Foi o que aconteceu com o governador chamado Félix, a quem o apóstolo Paulo pregou o evangelho.
Desenvolvimento
- Félix era uma pessoa que exercia a atividade política de governador da Judéia, dentro do império romano. Antes governava apenas Samaria, mas foi se tornando cada vez mais importante e alargou sua influência.
1.1. Exercia o poder com mão de ferro, sufocando todo e qualquer movimento revolucionário de sua época, inclusive os levantes religiosos que ocorriam vez por outra na região.
1.2. Por ser considerado um revolucionário religioso, Paulo apóstolo foi conduzido à sua presença, acusado de ser mais um dos líderes que deveriam ser contidos.
1.3. Ao chamar Paulo para depor, Félix estava querendo julgar a questão, mas também viu a oportunidade de ganhar dinheiro através do suborno, uma prática igualmente existente naquela época. O suborno seria para libertar o prisioneiro.
1.4. Por vários atos errados, mais tarde Félix acabou sendo denunciado às autoridades superiores, perdeu o seu cargo e voltou para Roma, onde morreu no anonimato.
- Paulo apóstolo, foi preso e levado à presença de Félix para ser interrogado sobre o que lhe acusavam. Além de se defender das acusações injustas, Paulo apóstolo aproveitou a oportunidade e falou sobre Jesus Cristo para Félix e sua esposa Drusila.
2.1. Falou sobre seus ensinos, seus milagres, sua morte no Calvário, sua ressurreição, sua promessa de voltar, o fim do mundo e sobre o Juízo Final. Falou sobre a oportunidade que tinham de se tornar crentes e receberem o perdão de seus pecados e ganharem a vida eterna.
2.2. Ao ouvirem a pregação do evangelho, Felix e sua esposa foram tocados e ficaram assustados. Todavia, mesmo assustados, não aproveitaram a oportunidade se se tornarem crentes. Aliás, ainda hoje existem pessoas que ficam assustadas com a mensagem do fim do mundo, mas não se tornam crentes. Se resolvem crer, é uma decisão passageira.
2.3. Fico a perguntar sobre Félix, sua esposa e outras pessoas que perdem as oportunidades de se tornarem crentes: porque não tomam essa decisão? No caso de Félix, ele só pensava em dinheiro, em bens materiais, em riquezas, inclusive a custa de subornos. E você que me ouve agora? Por que perde as oportunidades se crer em Jesus? São as drogas? A bebida? A dúvida? Os amigos incrédulos? A promiscuidade? A idolatria?
- Um fato muito interessante nessa e em outras histórias, é que Félix teve essa oportunidade várias vezes porque várias vezes chamou Paulo à sua presença. Mesmo assim, rejeitou o evangelho e morreu sem perdão e sem salvação. Uma pessoa pode ouvir o evangelho várias vezes e em vez de se converter acaba se acostumando e vê seu coração endurecer. Por isso a Bíblia diz: “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3.15).
Conclusão
Hoje é a ocasião de mais uma oportunidade para pessoas se tornarem crentes em Jesus. Deus está dando a você essa oportunidade hoje. Não vá embora daqui sem tomar essa decisão e nem pense em deixar para uma outra ocasião. Você não sabe o dia de amanhã e corre o risco de se tornar indiferente. Não perca essa oportunidade agora.