Atos 5.12
ATRAVÉS DAS MÃOS
Introdução
- A maioria das vezes quando a palavra original (cheir), aparece nas páginas da Bíblia, o seu sentido é literal. Realmente trata do uso das mãos de uma pessoa. Assim como alguém usa os olhos para ver, os pés para andar, o nariz para cheirar, a boca para comer, a maioria dos textos usa essa palavra para falar das mãos que seguram, tocam, apontam, impõem.
- Essa palavra, todavia, também pode ser usada no sentido figurado, como uma sinédoque, significando a parte pelo todo. Neste caso, as mãos de uma pessoa querem dizer a própria pessoa. Neste caso, por exemplo, “pelas mãos dos apóstolos” quer dizer através dos apóstolos em vez de através de outras pessoas.
Desenvolvimento
- Esse entendimento nos livra da interpretação errada de que nossas mãos poderiam ser possuidoras de algum poder miraculoso, sobrenatural, místico. Evita que olhemos para elas como se elas pudessem fazer milagres, prodígios, sinais.
1.1. Aliás, na mitologia grega existia um rei tão apaixonado por dinheiro que passou a ter o poder de transformar em ouro tudo o que tocasse. Assim, ele transformava pedras, galhos, e objetos em ouro e pensava em se tornar o mais rico do mundo. O problema é ter descoberto que também tudo o que comesse ou bebesse virava ouro.
1.2. É como às vezes interpretamos Deuteronômio 28.8, que diz: “O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.” E com base nesse texto chegamos até a cantar uma letra que diz “Minhas mãos estão cheias das tuas bençãos
Minhas mãos estão cheias das tuas bençãos. Todo aquele que eu tocar abençoado será. Todo aquele que eu tocar abençoado será. Minhas mãos estão cheias, das tuas bençãos”. Se não lermos o texto e não cantarmos o hino no sentido figurado, estaremos pensando como o rei Midas. Pensaremos que nossas mãos seriam possuidoras de algum poder mágico.
- Abrindo a Bíblia em vários lugares, você poderá encontrar o sentido figurado do uso das mãos significando através das pessoas:
1.1. Moisés usado por Deus (Êxodo 14.21)
1.2. Davi usado por Deus (I Crônicas 14.11)
1.3. Paulo usado por Deus (Atos 19.11)
- Deus continua agindo através de pessoas e você poderá ser mais uma dessas pessoas. Não apenas suas mãos poderão ser instrumento do agir de Deus, mas todo o seu ser.
3.1. A sua conversão que lhe trouxe sua salvação tem esse objetivo. A Bíblia nos ensina que Deus nos fez com esse objetivo: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.10).
3.2. O poder de Deus se manifesta através do nosso agir em todos os sentidos: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3.20).
Conclusão
Não olhe apenas para suas mãos, como se elas fossem portadoras de algum poder sobrenatural, místico, miraculoso. Olhe para você por inteiro e se coloque nas mãos de Deus para ser bênção na vida das pessoas. Faça como Isaías e diga: “Eis-me aqui”. Assim como ocorreu no passado, Deus atua através de pessoas que se colocam ao seu dispor para serem instrumentos do seu poder e da sua graça.