59. Liderança Exemplar

Filipenses 2.19-30

LIDERANÇA EXEMPLAR

Introdução

  1. Em todas as instituições, entidades, empresas e organizações cada vez mais se reconhece a importância de que suas respectivas lideranças sejam exemplares. Comentando sobre as várias qualidades de um líder, uma especialista incluiu a “atitude de ser exemplo”. Escreveu: “O objetivo de toda liderança é fazer com que sua equipe trabalhe de maneira mais efetiva, alcançando as metas e objetivos esperados. Mas antes de exigir isso dos outros, a líder precisa, ele mesmo, agir assim, servindo de exemplo para os demais” (https://hotmart.com/pt-br/blog/caracteristicas-de-um-lider).
  2. Ao se interessar em proporcionar à igreja de Filipos a oportunidade de ter líderes que preenchessem os requisitos necessários daquela igreja, Paulo sugere os nomes de Timóteo e Epafrodito. No entender do apóstolo Paulo, eles eram líderes exemplares, capazes de atender as demandas da igreja.

Desenvolvimento

  1. Ao se referir a cada um deles, Paulo destaca qualidades que percebera em seu relacionamento com eles.

1.1. De Timóteo, ele disse que era “inigualável em cuidados”. Paulo chegou ao extremo de dizer que “ninguém cuidava da igreja como ele” (2.20).

1.2. De Epafrodito, o apóstolo testemunha que fora “capaz de arriscar a própria vida e que sentia saudades da igreja” (2.26, 27).

  1. Olhando a vida deles e de tantos outros líderes ao longo da história, todos nós sempre queremos saber quais poderiam ser as motivações para que líderes se tornassem exemplares.

2.1. Sobre Timóteo, o que o apóstolo Paulo vira claramente era que ele liderava objetivando fazer a vontade de Jesus Cristo. Ele escreveu sobre Timóteo: “Todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus” (2.21).

2.2. Sobre Epafrodito, Paulo fora testemunha de seu desprendimento a ponto de estar pronto a morrer por Jesus Cristo. Ele escreveu sobre Epafrodito: “Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço” (2.30).

2.3. Em outras palavras, a liderança deles junto às igrejas se devia ao amor que sentiam por Jesus Cristo. Amavam a igreja porque amavam a Jesus. Faz lembrar as palavras de Jesus Cristo ao apóstolo Pedro: “Amas-me? Apascenta as minhas ovelhas”.

  1. Mais ainda. Essas virtudes de Timóteo e Epafrodito não eram apenas resultado da percepção do apóstolo. Prestando atenção às palavras, Paulo disse que a igreja também era sabedora dessas qualidades: “Vós bem sabeis... (2.22). É difícil esconder ou negar qualidades de um líder quando ele se torna exemplar. Suas qualidades vão se tornando cada vez mais públicas e inegáveis.

Conclusão

Todas as igrejas necessitam ter seus respectivos líderes para que atendam suas demandas, elaborem seus projetos e executem sua missão. Além mencionar qualidades como equilíbrio emocional, mente aberta, autocrítica, inteligência interpessoal, sabedoria espiritual, capacidade de ouvir, versatilidade em falar, sensibilidade de ajustamento, firmeza nas decisões, busca do saber, é preciso também incluir a capacidade de ser exemplar, isto é, ser exemplo na sua maneira de ser, tendo Jesus Cristo como modelo.