9. A Arte de Lidar com o Sofrimento

I Crônicas 4.9,10

Introdução

  1. Todos nós já sabemos que o sofrimento faz parte da vida e inclusive da vida cristã. Por isso não devemos nos deixar enganar pelos falsos profetas, missionários e pregadores que anunciam uma vida cristã sem nenhum sofrimento.
  2. O segredo não está na ausência de sofrimento, mas no que também recebemos de Deus como compensação, equilíbrio, balanceamento dos acontecimentos da vida, para nos ajudar a lidar com o inevitável sofrimento
  3. Nesse sentido, Jabez pode nos ajudar muito. Observando sua atitude, podemos aprender a lidar com as aflições que venham a cair sobre nossa vida.

Desenvolvimento

  1. Se você me disser: “Mas, Pastor, ele pediu a Deus para livrá-lo do mal...” Vou concordar, reconhecendo que realmente ele pediu a Deus que afastasse o sofrimento: “E fizeres que do mal não seja afligido”. Mais ainda: Vou lembrar que Jesus nos ensinou também a fazer essa oração: “Livra-nos do mal”.

1.1. Todavia, vamos continuar na história de Jabez. Sem ir a outros lugares da Bíblia, neste pequeno trecho você vai encontrar que a causa principal do seu pedido estava nas dificuldades do seu nascimento.

1.2. Nessa perspectiva, é importante a ajuda de um estudioso das palavras bíblicas, informando que seu nome significava exatamente “aflição, sofrimento, tristeza”. Provavelmente, durante a gravidez e nascimento, a mãe de Jabez tivera muitas dores, fazendo com que ele também sofresse ainda no ventre materno e na hora do parto. Ao nascer, para registrar o fato, deu-lhe esse nome. Olhou para ele e disse: “Seu nome será aflição”.

1.3. Se traumas podem ser formados durante a vida intra-uterina e na primeira infância, no caso de Jabez, seu coração tremia ao pensar no que mais poderia acontecer durante sua existência, considerando o nome que ganhara. O sofrimento, portanto, já havia marcado presença e era anunciado sempre que sua mãe o chamava. De manhã, sua mãe dizia: “Aflição, acorde, está na hora de estudar”. Ao meio-dia ela falava: “Aflição, venha almoçar. À noite, ela terminava o dia dizendo: Aflição, tá na hora de dormir

1.4. Em vez de se deixar levar pelo efeito do trauma ou pelo peso do medo de ter uma vida realmente cheia de aflição, ele se colocou diante de Deus em orações e clamores. Entendeu que devia clamar: “Ó Deus, livra-me de mais sofrimento”.

  1. Outro detalhe: como sistema de compensação pelo sofrimento que já tivera ou que poderia ter, claramente pediu que Deus o abençoasse muitíssimo, ampliasse suas fronteiras e tivesse sob cabeça a bondosa mão do Senhor.

2.1. As bênçãos abundantes, copiosas, transbordantes, sem medida, lhe dariam uma vida equilibrada, como toda a vida cristã deve ser. Não apenas de aflição e nem apenas de felicidade... Não apenas de lágrimas ou apenas de sorrisos... Não apenas de paz ou apenas de angústias.

2.2. Paulo apóstolo nos mostra que foi exatamente por isso que conseguia lidar com os sofrimentos em sua vida: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade” (Filipenses 4.12). Quando a gente experimenta os dois lados da moeda aprende a viver melhor com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

Conclusão

  1. Sejam nomes negativos, pragas ou maldições lançadas, profecias dramáticas de tragédias, previsões nefastas e até mesmo circunstâncias realmente terríveis, não se deixe abater por elas. Faça como Jabez. Fale com Jesus Cristo de maneira clara e objetiva.: “Ó Deus, livra-me do mal, livra-me do sofrimento que arrasa, livra-me da aflição que destrói, livra-me da angústia que me atormenta”. Acrescenta em sua oração e diga: “Ó Deus me abençoa muitíssimo, abundantemente, sem medida, para que haja um equilíbrio em meu viver. Derrama bênçãos transbordantes em meu vier”.
  2. A Bíblia informa que Deus concedeu o que ele pediu. Jesus também quer dar o que você necessita! Fale com Jesus em oração e Ele abençoará você! Jesus sabe que além das aflições que fazem parte da vida, você precisa das bençãos dele. Se o sofrimento faz parte da vida, então todos precisamos grandemente das bênçãos como compensação. Leiamos o que Ele disse: João 16.24