209. Viver Sem o Espírito

Salmo 51.11,12

VIVER SEM O ESPÍRITO

Introdução

  1. Em nossos dias, as duas mais importantes experiências religiosas que uma pessoa pode ter são receber Jesus Cristo como Salvador e receber o Espírito Santo no coração. Através de Jesus Cristo, a pessoa ganha o perdão de seus pecados e a vida eterna. Através do Espírito Santo, a pessoa ganha uma vida genuinamente espiritual. Quem já teve essas duas experiências sabe que não pode viver sem elas, pois seria como tirar as estrelas do céu, as águas dos oceanos, as árvores das florestas, a cor das flores, o canto dos pássaros.
  2. Por isso, em seu desespero por causa do pecado cometido, o salmista clama ao Senhor pedindo que Deus não retire dele o Espírito Santo e que tornasse a lhe dar a alegria da salvação. Se, apesar de cometer o pecado, ele não tinha dúvidas quanto a ter sua salvação, tendo perdido apenas a alegria de ser salvo, por outro lado, seu temor era de que o Espírito Santo se ausentasse dele e se tornasse um crente carnal.

Desenvolvimento

  1. Davi pede a Deus para não retirar o Espírito Santo dele porque era isso que ele aprendera a respeito da experiência de outros crentes que viveram antes dele.

1.1. Estava se referindo a Sansão, por exemplo, conforme registro feito no livro de Juízes, depois de ter se deixado enganar por Dalila. O texto é dramático e diz assim: “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Juízes 16.20).

1.2. Também estava se referindo a Saul que, depois de ter se rebelado contra a vontade de Deus, viveu semelhante experiência. O registro bíblico diz assim: “E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor” (I Samuel 16.14).

1.3. Se tinha acontecido com Sansão e com Saul, certamente também poderia acontecer com ele. Então, antes que acontecesse, ele fez a oração.

  1. Infelizmente, em nossos dias, a crença de Davi também tem sido a mesma de outros crentes, imaginando que uma vez tendo recebido o Espírito Santo poderiam deixar de ter. Isto é, poderiam se tornar crentes sem o Espírito Santo de Deus. Por isso, precisamos corrigir essa crença, à luz dos ensinos do Novo Testamento e da experiência cristã.

2.1. Primeiramente, aprendemos que as pessoas quando recebem Jesus Cristo como Salvador também recebem o Espírito Santo que passa nelas a habitar (Atos 19.2; Efésios 1.13; Romanos 8.9; I João 3.23, 24; 4.13).

2.2. Também aprendemos que uma vez tendo o Espírito Santo em nosso ser, o que pode nos acontecer e ter esse espírito apagado, suprimido, extinto (I Tessalonicenses 5.19). A palavra original usada é “sbénnymi”, que significa deixar de ter a luz acesa, o fogo incandescente. Deixar de ser influenciado pelo Espírito de Deus.

2.3. Era essa a situação de alguns crentes da igreja de Corinto. Paulo apóstolo disse que eles, em vez de serem espirituais, eram carnais. Em outras palavras: eram crentes, mas crentes carnais. Tinham o Espírito de Deus, mas se deixavam levar pela carne (I Coríntios 3.1-3).

2.4. Por isso, doutrinariamente, Paulo recomendava aos crentes serem cheios do Espírito Santo para que pudessem andar e serem guiados pelo Espírito, para que não fossem carnais (Gálatas 5. 16,18; Efésios 5.18).

Conclusão

Uma vez entendendo o que se passava no coração do salmista Davi, ao ler suas palavras em sua oração, entenda também que os verdadeiros crentes em Jesus Cristo não perdem a salvação e nem deixam de ter o Espírito Santo de Deus. Podem perder a alegria da salvação em virtude pecados que, neste caso, precisam ser confessados para que o perdão seja dado e a alegria de ser salvo retorne. Podem anular a influência do Espírito Santo através de seus comportamentos e atitudes, razão porque devem sempre buscar a plenitude do Espírito, a fim de andarem e serem guiados pelo Espírito em tudo o que fazem.