Marcos 1.40; 5.21,11; 10.17
Introdução
Cada vez mais as igrejas estão adotando a prática de “bater palmas para Jesus”. Não sei onde e nem quando esta prática se iniciou. Não quero hoje declarar se sou contra ou a favor. Meu propósito é chamar sua atenção para a atitude destas pessoas que foram abençoadas por Jesus. Tanto para serem curados de suas doenças, como para ganharem a salvação eterna, essas pessoas aqui referidas se ajoelharam diante de Jesus.
Desenvolvimento
- Quando uma pessoa se coloca aos pés de Jesus não é um ato de humilhação, mas de reconhecimento da divindade, do senhorio e da autoridade de Jesus.
1.1. Quando os demônios se ajoelharam diante de Jesus, essa divindade foi por eles reconhecida. Eles disseram: “Que temos nós contigo, Jesus Filho do Deus altíssimo”. Na crucificação, o militar que conduziu o cumprimento da sentença judicial declarou: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”. Paulo apóstolo, anos depois, em suas afirmativas teológicas, afirmou: “Ele é a expressa imagem do Deus invisível”.
1.2. Consequentemente, Jesus se tornou “Senhor”. Não um título ou um pronome de tratamento. Nos dias de Jesus, quando a Bíblia foi escrita, a expressão “Senhor” era aplicada a uma pessoa de inigualável poder. Isto significa que Jesus é o Senhor do Universo, Senhor da Terra, Senhor da Igreja. Paulo apóstolo esclareceu este fato quando disse: “Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor”.
1.3. Sendo Deus e Senhor, Jesus tem toda autoridade. Ao terminar seu ministério aqui na terra, antes de voltar para o céu, onde hoje está à direita de Deus, o próprio Jesus declarou: “É me dada toda autoridade no céu e na terra.”. A Bíblia esclarece que Jesus tem todas autoridade sobre o Diabo e seus demônios, toda autoridade sobre todos os líderes políticos do mundo, toda autoridade sobre todas as criaturas existentes no universo.
- Quando João apóstolo estava na Ilha de Patmos e um anjo apareceu, ele se ajoelhou diante do anjo, que, todavia, lhe disse. “Levanta que eu sou teu conservo”. Quando Cornélio se ajoelhou diante do apóstolo São Pedro, o apóstolo lhe disse. “Levanta que eu também sou homem”. Está errado ajoelhar-se diante dos homens, dos demônios e dos anjos, mas está certo ajoelhar-se diante de Jesus Cristo.
2.1. Ao se ajoelhar diante de Jesus, você reconhece, com humildade, que é um ser humano imperfeito, falho, incompleto, pecador. Aliás, a Bíblia é categórica em afirmar quer “Todos pecaram”. João Batista, que foi o mais importante aos olhos de Jesus declarou: “Não sou digno de abaixando-me desatar as correias de suas sandálias”.
2.2. Ao se ajoelhar diante de Jesus, você reconhece, com humildade, suas necessidades. Problemas financeiros, dificuldades familiares, casos de doenças, medos e pavores, tristezas e depressão, angústia e aflição, vício de drogas – tudo pode ser alterado. Todas essas pessoas foram abençoadas por Jesus.
2.3. Ao se ajoelhar diante de Jesus, você é aceito. Jesus afirmou: “Aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Você é perdoado. Jesus disse a vários pecadores e pecadoras: “Seus pecados estão perdoados”. Você passa a ter a salvação eterna. Jesus declarou: Quem crê em mim tem a vida eterna”.
Conclusão
- Como eu disse no início, não vou discutir se está certo ou errado bater palmas para Jesus. O que eu quero é deixar bem claro que a sua atitude de se ajoelhar diante dEle é que vai trazer mudanças em sua vida. O homem doente ficou curado, o pai que havia perdido filha a teve de volta e o moço que queria ter a vida eterna a recebeu. Tudo começou com ao ato de ajoelhar.se diante do Filho de Deus, do Senhor dos Senhores, daquele que tem todo o poder no céu e na terra.
- Quer fazer isto agora, colocando aos pés de Jesus a sua necessidade? Eu posso me ajoelhar com você.