II Coríntios 12.7-10
Introdução
- Para aprender a superar os sofrimentos que venham a abater uma pessoa, ela precisa compreender que eles fazem parte da vida de qualquer um, principalmente da vida cristã.
- Como consequência somos chamados por Deus a superar os sofrimentos em vez de ficar fazendo deles um motivo para desistir da vida.
Desenvolvimento
- Para superar suas dores e angústias, a pessoa deve evitar atitudes tais como: ficar com pena de si mesma, expressar amargura contra os outros, sentir raiva de Deus e orar com desespero.
- As atitudes que as pessoas devem ter quando estão vivendo os dias amargos de sua existência é considerar a visão que o a Bíblia oferece para esses momentos.
2.1. A Bíblia nos diz para sentir prazer quando somos provados (Tiago 1.2-4). Não significa sentir prazer com o sofrimento, pois isto seria masoquismo. Significa continuar experimentando alegria mesmo no sofrimento. Se somos provados e continuamos sentindo prazer, isto confirma nossa confiança em Deus e nos ajuda a amadurecer em áreas de nosso existir, além de nos aproximar ainda mais do Pai Celestial em oração confiante.
2.2. A Bíblia nos recomenda a “em tudo dar graças” (I Tessalonicenses 5.18). Não é agradecer por estar sofrendo, mas mesmo no sofrimento manter a atitude de agradecer, pois o agradecimento nos faz perceber que existem bênçãos em nossa vida além das provações.
Conclusão
Enquanto os que passam provações e não tem o comportamento adequado sofrem ainda mais, os que seguem a orientação bíblica percebem mudanças em si mesmos e nas circunstâncias.
Esperando em Deus por dias melhores, você poderá dizer como José: “Vós intentastes o mal contra mim, mas Deus o transforou em bem”. Descansando no Pai Celestial nos sofrimentos seu coração terá paz.