10. Bodas Honram o Casamento

Hebreus 13.4

BODAS HONRAM O CASAMENTO

Introdução

  1. Embora este texto bíblico esteja propondo que o matrimônio seja honrado por todos os casais, a verdade é que essa proposta só tem sido realizada por alguns, entre os quais destaco os que celebram bodas. Em outras palavras, a atitude de permanecer casado ao longo dos tempos é uma forma de honrar o matrimônio, instituição criada por Deus no Jardim do Éden.
  2. Um casal já demonstra honra ao casamento quando celebra Bodas de Papel, isto é, 1 ano de casamento; quando celebra Bodas de Madeira, isto é, 5 anos de casamento; quando celebra Bodas de Estanho, 10 anos de casamento; Bodas de Cristal, 15 anos de casamento; Bodas de Prata, 25 anos de casamento; Bodas de Ouro, 50 anos de casamento e muito mais quando celebra Bodas de Diamante, isto é, 75 anos de casamento.

Desenvolvimento

  1. Celebrar estas bodas é uma forma de honrar o matrimônio porque Jesus Cristo ao lembrar que Deus instituiu o casamento, também disse que os casais devem permanecer juntos por toda a vida. Jesus disse: “Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19.4-6).

1.1. Quando Jesus Cristo ministrou esse ensino, vários de seus ouvintes o questionaram, pois não é uma experiência fácil de ser alcançada. Por isso mesmo, existe uma organização chamada “Casados Para Sempre”, criada para curar e fortalecer os casamentos, em parceria com as igrejas cristãs.  Em seus propósitos, a organização diz: “Os princípios bíblicos compartilhados no curso “Casados Para Sempre” ensinam aos casais como andar na plenitude do relacionamento de uma só carne, capacitando‑os a se tornar um lar cristão que seja luz, ministrando salvação, cura e libertação em nome do Senhor Jesus” (https://2igual1brasil.com.br/cursos/casados_para_sempre).

1.2. Para permanecer juntos um do outro, além de considerar os votos matrimoniais que um dia fizeram, além de deixar que o amor seja mais forte, além enxergarem a realidade de que todos os casamentos tem desafios, além de saberem que não existe pessoas perfeitas, o casal tem como prioridade fazer a vontade expressa de Deus, conforme foi lembrada por Jesus, que deixou esse exemplo ao também dizer: “Não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou” (João 5.30).

  1. Uma famosa revista voltada para o público feminino e que trata de assuntos também sobre o casamento, publicou há algum tempo um artigo com o título “Os 5 maiores desafios enfrentados por casais para ficarem juntos”. A autora do artigo lembrou que “crises fazem parte de qualquer relacionamento e, quando superadas, fortalecem a dupla” e logo em seguida relacionou os 5 desafios, mencionando: ter tempo um para o outro em meio a atividades demais, conversar um com o outro em vez de cada um ficar em seu canto, diminuir a importância do acesso às redes sociais, evitar a disputa de poder e ter os mesmos objetivos (https://claudia.abril.com.br/sua-vida/maiores-desafios-enfrentados-por-casais-para-ficarem-juntos/). Em outras palavras, esses e outros desafios foram previamente abordados nos ensinos apostólicos para serem objeto de consideração pelos casais cristãos. Resumindo em um texto bíblico, o apóstolo Paulo ensinou: “O marido cuida em como há de agradar a esposa e a esposa cuida em como há de agradar ao marido” (I Coríntios 7.33,34).

Conclusão

Vocês estão celebrando estas bodas, certamente porque consideraram a vontade de Deus e também porque procuraram um agradar ao outro, desfazendo as dificuldades, superando as adversidades e vencendo os desafios e principalmente porque foram abençoados pela presença prometida de Jesus Cristo. Se Ele prometeu estar conosco todos os dias, sua presença é muito mais necessária na vida de um casal, razão porque também celebramos estas bodas com ações de graças.